Papinhas Orgânicas

**Ao ler a Zero hora, me interessei muito por esta reportagem e decide postar aqui para compartilhar com vocês. Vale a pena conferir.

Pais e empresas gaúchas apostam em papinhas orgânicas para bebês

Pais e empresas gaúchas apostam em papinhas orgânicas para bebês Fernando Gomes/Agencia RBS
Aliar a praticidade da comida pronta à garantia de ter um alimento orgânico, livre do uso de agrotóxicos no processo de produção, é um dos desejos de mães e pais adeptos da alimentação saudável. Para atender a esse anseio, empresas especializadas oferecem produtos orgânicos para os pequenos, desde as tradicionais papinhas de frutas até as feitas com carnes de frango e gado.
Congelados, os alimentos orgânicos prometem ser mais saborosos do que as papinhas industriais. A pequena Giovana Wais e Pereira, sete meses, já elegeu seus favoritos: os purês de cenoura e beterraba.
— Quando engravidei, combinei com meu marido que, desde o início, começaríamos com uma alimentação bem saudável para ver qual seria o resultado, e ela come muito bem — conta a psicóloga Sabrina Wais, 37 anos, que precisou voltar encontrou na refeição orgânica o produto ideal para a caçula após voltar ao trabalho.
O chefe de cozinha Cesar Sperotto, proprietário há um ano de uma das empresas do ramo na Capital, ressalta a importância da certificação do produto como orgânico, identificado por selos nas embalagens, e a diferença do cozimento dos alimentos, realizado com temperatura mais amena, o que preserva o sabor e a textura.
A médica Cristiane Kopacek, membro do comitê de endocrinologia da Sociedade de Pediatria do Estado, salienta que, durante a produção do alimento orgânico, existe toda uma preocupação com o cuidado do solo, da água, e, por isso, é benéfico não só para a pessoa que consome. Por outro lado, ela teme pelo que chama de reflexo da vida moderna — o hábito de consumir produtos prontos:
— O preparo do alimento em casa pode ser tão benéfico quanto a comida orgânica comprada pronta, se forem usados produtos de boa qualidade. Sem falar no contato entre a família e a criança no preparo, que é superimportante.
Prós
:: Verduras, legumes, frutas e grãos são 100% orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos, vistos como mais saudáveis
:: Algumas marcas oferecem comidas de acordo com a faixa etária, adequando, por exemplo, o tamanho do corte do alimento
:: Por serem congelados, alguns dos produtos têm a durabilidade de até um ano
Contras
:: Algumas carnes não conseguem ser 100% orgânicas, mas as marcas prezam por animais que tenham tido uma alimentação orgânica
:: Os produtos precisam ser descongelados, demandando a retirada prévia do congelador ou uso de micro-ondas
:: O preço é maior do que o das papinhas industrializadas, de R$ 4,75 a R$ 8,80


Nenhum comentário:

Postar um comentário