Esquecimento e sensação de estar "avoada"

Sempre fui organizada e concentrada. Por que agora que estou grávida de repente fiquei tão distraída? 


A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e não se configuram como um problema médico, embora possam ter origem física. Há até pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no período da gestação. 
Em um desses estudos, um psicólogo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação -- elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração, e perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Uma outra pesquisa indicou, contudo, que ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens. Isso quer dizer que, no longo prazo, você sai no lucro! 

Não se deve subestimar também que o esquecimento pode ter suas raízes na expectativa que você sente em relação às enormes mudanças de vida que estão por vir. Isso sem contar tudo de prático que uma futura mamãe tem que organizar antes do nascimento do bebê, que já seriam suficientes para ocupar a cabeça de qualquer pessoa. 


O que posso fazer para lidar com a sensação de estar avoada? 


Tente criar estratégias para lembrar do que realmente importa e diminuir sua frustração: 

• Tenha na bolsa um caderninho para escrever lembretes a qualquer momento      (e consulte as anotações diariamente).

• Faça um calendário bem detalhado de atividades e datas. 

• Reúna itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar. 

• Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor. 

A verdade é que esse estado de esquecimento durante a gravidez pode ser um ótimo motivo para levar você a simplificar sua vida. Claro que é sempre muito mais fácil falar que fazer, mas não se imponha tarefas demais para dar conta antes do nascimento do bebê. Afinal, a faxina e remodelação geral dos armários da cozinha pode esperar. 


Caso esse seja seu primeiro filho, arranje tempo para tomar banho com calma, conhecer um novo restaurante, ir bastante ao cinema, botar a leitura em dia ou programar uma escapada de fim de semana. Se você já tem filhos, já descobriu o quanto é importante ter ajuda de alguém para dar um pouco de tempo livre a você e seu parceiro. Em resumo, tente relaxar o máximo que puder, já que isso só vai fazer bem para a sua mente.
                                          

4 comentários:

  1. Nossa ñ é que verdade as vezes eu fico um pouco avoadinha mesmo!! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. eu já sou avoada desde q nasci kkkkk
    tbm sou do Cmpb e já sou uma seguidora do seu blog,e te convido a dar uma passadinha lá no meu: http://bebelezura.blogspot.com/
    ficarei feliz de te ver por lá...até mais

    ResponderExcluir
  3. Van eu tb era assim... rs
    Esquecia das coisas com uma facilidade tremenda! Isso quando as pessoas estavam falando comigo e eu no mundo da lua... rs
    Mas felizmente foi só por um tempo! Depois tudo foi se normalizando... hehe

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  4. Heheheh...Olha é raro eu esquecer alguma coisa, quando quando estava gravida era de mais kkkk..a unica coisa que eu não me esquecia era de comer

    ResponderExcluir