3° Mesário (21/05/2012)

Hoje nossa Princesinha está completando 3 meses de vida, estamos muito felizes, pois a cada dia com aqueles olhos ingênuos ainda, aquele sorrisinho cor de rosa sem dentinhos ainda, mas aquele carinho sem segundas intenções e tudo de melhor que podíamos esperar. Um bebezinho na família foi tudo de melhor que podíamos pedir para este anos de 2012, muitas mudanças, muitas satisfações, e claro muito amor para essa nossa princesa. Agradecemos a todos os amigos e familiares que prestigiam junto conosco cada momento especial que a Sofia nos proporciona a cada dia. Amor jamais ira faltar para esse anjinho que veio nos abrilhantar, e encher nossos corações de carinho. Obrigada!


By Dinda Vanessa














Eu e minha priminha Manuella

Bisa tentando segurar as duas, quase que não conseguiu

Sono dos inocentes

O que será que estamos sonhando, "ai..ai...quando será meu próximo mamazinho???"

Ótima companhia do sono!

Blogagem Coletiva ( Respeito Já)




Conforme relato da Angi, do blog  http://www.maedeguri.com.br/ e que com certeza já aconteceu com muitas outras pessoas, esses concursos que grandes empresas lançam nas redes sociais, e que nós, com nossos anjinhos que amamos tanto, ficamos que nem loucas a pedir que curtam, compartilhem, votem e muito mais, acabamos nos submetendo e nos desiludindo muitas vezes, pois se existem regras, ao menos que sejam cumpridas conforme informadas, se existir 1% de chance de ser fraudado o concurso, já não vale nem a pena participar, mas nos deixamos levar na confiança humana e somos surpreendidos com a picaretagem de muitas pessoas. Então fica aqui o meu manifesto referente a esse tipo de concurso. RESPEITO JÁ!!

Passeio no Serviço da Mamãe

Nossa, fiz muitas amigas no passeio que a mamãe me levou, conheci muitas mulheres, que ficaram apaixonadas por essa minha beleza incomparável, hehehe 

Thitãs e Maria da Praia (escritório)

Titia Andressa

Amiguinha Thati

Titia Sabrina

Titia Ketlen






Hojé é dia de consulta com a Oftalmo-Pediatra


Oftalmo-Pediatria

O desenvolvimento visual na infância pode sofrer diversas interferências de patologias oculares cujo diagnóstico, muitas vezes, é difícil, pois necessita da atenção dos pais, parentes e professores já que, dificilmente, a criança se queixa de alguma dificuldade.

O Exame

O exame ocular deve ser feito, segundo a Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica, logo ao nascer, aos 6 meses, 2 anos, 4 anos, 6 anos (fase de pré alfabetização) e anualmente após esta. O desenvolvimento da visão se dá desde a vida intra-uterina até aproximadamente os sete anos de idade e, em muitos casos, patologias diversas podem e devem ser diagnosticadas e tratadas anteriormente a este período.
A principal patologia a ser combatida é a Ambliopia, (olho preguiçoso) que pode levar à cegueira se não tratada. Ocorre quando há deprivação de boa qualidade de imagem no período do desenvolvimento visual, com uma preferência de um olho em relação ao outro que pode ser causada por:
  1. Diferença de graduação com uma imagem mais embaçada que a outra;
  2. Presença de estrabismo (desvio dos olhos nas posições horizontal ou vertical) onde a fixação ocular é sempre feita por um dos olhos;
  3. Barreiras visuais como, por exemplo, opacidade na córnea (leucoma) ou no cristalino (catarata congênita) e ptose congênita (queda da pálpebra).
O tratamento da ambliopia visa, inicialmente, a eliminação da dificuldade na formação da imagem adequada como: prescrição de óculos, retirada da catarata ou cicatrizes e correção do estrabismo com lentes ou cirurgia. Após a patologia devidamente tratada, a utilização de tampão no olho bom para estimular a visão do outro olho é fundamental.
A presença destas alterações é, na maioria das vezes, observado somente pelo oftalmologista em um exame de rotina e preventivo.
Outras doenças oculares podem estar relacionadas ao desenvolvimento ocular como:
  • Glaucoma congênito: aumento da pressão ocular por desenvolvimento inadequado na rede de escoamento do líquido intra-ocular que pode levar, em longo prazo, a uma conseqüente alteração do tamanho do globo ocular (maior).
  • Doenças infecciosas: rubéola e toxoplasmose adquiridas pela mãe durante a gravidez, podem provocar catarata e lesões irreversíveis da retina;
  • Retinopatia da prematuridade: pode ocorrer em crianças nascidas com menos de 1,5kg, necessitando acompanhamento devido à possibilidade da formação de neovasos na periferia que podem levar a tração e descolamento da retina;
  • Obstrução das vias lacrimais: a persistência de uma membrana, presente apenas no período intra-uterino, entre o canal lacrimal e sua saída para o interior do nariz pode ocorrer após o nascimento, causando lacrimejamento e infecções crônicas do canal lacrimal. Caso os sintomas permaneçam após o sexto mês de vida, uma sondagem dessas vias estará indicada.

Ganhamos o Sorteio

Obaa...Hoje ganhamos o sorteio do blog do nosso amiguinho Luiz Renan, do Blog http://www.anjodmv.com/ com parceria da Fabrica de Convites, http://fabricaconvites.blogspot.com.br/

Obrigada Maria Heloísa, nos vamos adorar!

A importância da família no desenvolvimento da criança

A criança


As crianças interagem a maior parte do tempo com os pais, porém, existem outras pessoas que desempenham um importante papel no desenvolvimento global da mesma, como: os professores, a família, os irmãos, os colegas, entre outros.
Para além disto, há que ter em conta as mudanças que ocorrem no contexto da vida da criança e que podem produzir fortes influências no seu desenvolvimento.
Por exemplo: as mudanças temporárias (como a visita de familiares, de amigos ou vizinhos a casa; a ida dos pais para o trabalho) as mudanças mais duradouras (como o nascimento de um bebé, a separação dos pais).


A família

A família desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança, uma vez que é através desta que seconstroem pessoas adultas com uma determinada auto-estima e onde estas aprendem a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.
Esta deve assegurar a sobrevivência dos filhos, o seu crescimento saudável e sua socialização dentro dos comportamentos básicos de comunicação.
Deve acarinhar e estimular as crianças no sentido de transformá-las em seres humanos com capacidade para se relacionar competentemente com o seu meio físico e social, assim como para responder às exigências necessárias à sua adaptação ao mundo.
As famílias de hoje carecem de tempo para conviver e para comunicar. Encontrar tempo para ouvir e para falar, significa deixar de lado muitas outras coisas que nos interessam muito, mas que não são tão importantes. Por vezes, a falta de assunto associada stress do dia a dia aumentam o distanciamento entre os membros da família.
A verdade é que os pais devem fazer um esforço no sentido de fomentar o diálogo e consequentemente os laços familiares, até porque, existe sempre algo para dizer: uma aventura no seu trabalho, uma tarefa doméstica, um programa na rádio, o futebol, etc.
“Não ignorando as necessidades que a sociedade actual impõe aos pais, e que eles próprios constroem, é vital que se olhe para o avô como um adulto que tem uma vida, experiência e identidade própria que não pode ser subjugada ás necessidades da nova geração de pais”. (Lídia Rego: 2002)
Para além dos pais, os restantes membros da família (avô, avó, tios) também têm um papel de extrema importância no desenvolvimento das crianças (contando histórias).
As crianças também deverão participar e enriquecer os restantes membros da família com as suas aventuras e peripécias. Aprender a dialogar em família é algo acessível a todos.
As crianças aprendem continuamente através dos seus pais, não só o que estes lhes contam, mas também, sobretudo, pelo que vêem neles, como actuam, como respondem perante os problemas. Em definitivo, as crianças observam e copiam o proceder dos seus pais perante a vida.
A verdadeira educação nos valores transmite-se, passa dos pais para os seus filhos desde o dia do nascimento até ao final da vida.
A família é a instituição mais privilegiada da educação, pois é no seu meio natural que o homem nasce e existe e onde se desperta como pessoa. Exerce enorme influência quer na integração escolar quer no desenvolvimento dos filhos.
Em conclusão, penso que é de extrema importância o conhecimento da influência que os sistemas familiares têm sobre o desenvolvimento e comportamento das crianças e dos jovens da nossa sociedade.

António A. S. (Professor)