Seu bebê já teve Cólicas???

O que é a cólica que atinge os bebês? 

A partir de uma semana de vida, os bebês podem começar a ter crises de choro que duram horas e horas. O choro pode estar relacionado à presença de gases na barriga, mas muitas vezes não dá para identificar a causa. 

A cólica é muito comum, e pode ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê. O alento é que ela não é grave e costuma ir embora quando o bebê tem 3 ou 4 meses. 
Algumas vezes, a partir de 1 mês de idade, a cólica fica menos frequente ou menos intensa.   


Por que o bebê fica com cólica? 


Cientistas tentam achar uma explicação certeira para a cólica do recém-nascido há mais de 50 anos, sem sucesso. Ainda não se sabe exatamente o que provoca a cólica. 
Uma das hipóteses mais fortes é a de que o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, o que faz a barriga doer em reação a algumas substâncias do leite materno ou do leite artificial. As contrações intestinais do bebê estariam "desorganizadas". 
Outras possíveis explicações são: 

  • O sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais

  • O bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases
Outra indicação é que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica. 

A cólica é grave? Há algum risco para o bebê? 


Não, o bebê não corre nenhum risco. Mas é preciso sempre consultar o médico para ter certeza de que se trata de cólica mesmo e não de algum outro problema que esteja causando dor ou desconforto, como uma hérnia ou uma infecção. 
O ruim é que, conforme o bebê chora, ele pode engolir mais ar, o que só provoca mais gases e cólica. 
E é muito difícil conviver com um bebê que chora tanto. Ainda mais quando a mãe está sensível por causa de tantas mudanças hormonais, que já são motivo suficiente para ela chorar por horas e horas também. 
Quanto mais tenso ficar quem está cuidando do bebê, mais difícil será acalmá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário