Meu Primeiro Banho em Casa

 A Minha Dindinha Giliane, que com todo o cuidado e amor do Mundo, teve a honra de me dar o primeiro banho na minha casinha.


Podemos ficar um tanto quanto apavoradas com a fragilidade do corpinho de nossos bebês quando eles chegam da maternidade para o seu primeiro banho, mas devemos nos acalmar e lembrar que se tivermos alguma noção do que estamos fazendo, tudo correrá bem!
O banho do recém nascido requer alguns cuidados que devem começar ´pela temperatura da água.Primeiro enchemos a banheira com água fria, e só depois misturarmos a água quente, use as mãos para estabilizar a temperatura por inteiro, para ter certeza de que a água está morninha ideal para o banho do bebê, prove a água com um dos cotovelos, ou as costas da mão.
Para quem tem o auxílio do termômetro, a temperatura deve estar entre 36° e 37°.Mesmo no inverno, a água do banho não deve ser muito quente! Parece muito fácil, mas é fato o número de acidentes com queimaduras durante o banho do bebê, devido a inexperiência da mamãe de primeira viagem, lembre – se que a pele do bebê é muito delicada, portanto atenção.
Como despir o bebê para o banho
Vamos começar tirando o pagãozinho de cima, pois os bebês não resistem a um pipi quando não estão de fraldas, por algum tempo, por isso é bom que deixemos as fraldas para tirar por último.Siga esta sequência:
A primeira parte do corpo a ser lavada deve ser o seu rostinho, de preferência , envolvido na toalha, antes de entrar com o corpinho na água. Seque.
A segunda parte do corpo a ser lavada, deve ser a cabecinha, com sabonete neutro próprio para bebê, ou shampoo neutro, a quantidade do produto é mínima. Enxágüe.
Passe a mão sobre o sabonete, enquanto apóia o tronco do bebê sobre o seu braço esquerdo, com a mão esquerda segure o braçinho do bebê.
Está difícil de entender? Pegue uma boneca, dessas que se parecem com recém nascidos, e siga passo a passo.
Apóie o bumbum do bebê na banheira, use uma fralda dobrada para que fique mais confortável,e dê seqüência ao banho, dando atenção especial ás dobrinhas. Se o bebê está chorando muito, pode ser por não sentir apoio algum, sentir frio também não é nada agradável, dê a ele uma fraldinha para segurar, converse bastante, demonstre calma e segurança.
Para se lavar o bumbum do bebê há dois modos :
1º – Vire o bebê sobre o braço esquerdo mesmo, dando apoio ao peitinho, e lave seu bumbum e as costinhas.
Atenção : O rostinho do bebê fica apoiado em seu braço, e não pendurado sobre ele, para que não aconteça de seu rostinho encostar na água!
2º – Passe o bebê para seu braço direito, apoiando seu peitinho sobre o braço e faça o mesmo da opção anterior.
Seque bem, com toalha própria para recém nascidos.

Faça suaves pressões sobre o bebê, e não esfregue a toalha sobre a sua pele.
Deite o bebê sobre uma fralda dobrada, pois o frio e a tensão, causam ao bebê, uma enorme vontade de fazer pipi, essa providência evitará que suje a cama.
Para vesti – lo comece pelo pagãozinho de cima, mantenha a parte debaixo de seu corpinho coberta pela toalha.
A manga comprida, deve ser toda enrolada na mão, e depois, e só passar a mãozinha do bebê pelo vão do pagãozinho.
Levante seu tronco apoiando o pescocinho, e passe a outra manga por baixo de suas costinhas e faça o mesmo, dobre a manga toda , e passe a mãozinha.
Passe a pomada ou gel contra assaduras no bebê, sem talco (para não causar umidade) e coloque a fralda.
Coloque uma meinha justa, e depois a calça do pagão.
Agora os sapatinhos de lã, ou uma outra meinha, a segunda meia ou o sapatinho, que serão colocados sobre a calça do pagão, servirão para que o pagão não escorregue para os pés do macacão, a calça do pagão precisa ficar segura.
Coloque o macacão, conjuntinho de lã antialérgico, ou linha.
Se for envolve-lo em cobertor, use um lençolzinho para forrar, principalmente a cabecinha. O mesmo deve ser feito com a manta de lã.
Coloque o bebê sobre a manta, em formato de triângulo, cubra primeiro os pés depois as laterais. Aperte um pouquinho, como se fosse dar um laço. Se quer ter uma maior segurança, prenda a ponta que envolve a trouxinha com uma fita crepe.
Se as uinhas já estiverem cortadas, pode deixar as mãozinhas aparecendo, é sempre bom ter algum movimento.
Agora seu bebê irá mamar e dormir, aproveite para tomar um banho e descansar também.
O banho do bebê deve ser feito duas vezes por dia, um de manhã e outro até as 17:00hrs. da tarde.
Mas o bebê mal se suja! Bem, nós sabemos disso, o banho não só limpa a sujeira mas também relaxa, acalma e acostuma o bebê ao toque.
Seu bebê irá dormir melhor e mais relaxado.
Barulho nunca é bom.
Fale baixo na presença de bebês, não discuta, e principalmente não ouça som alto. Seus ouvidos são muito delicados e sensíveis ao som, ele precisa aprender a ouvir, e tudo o que se precisa aprender, deve ser devagar e com muita calma.
agora já estou tomando banho direto na banheira, minha vovó é atrevida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário