Mitos e Verdades sobre parto cesariano

FALTAM 17 DIAS (NASCIMENTO DA PRINCESA SOFIA)



O parto cesariano caracteriza-se pelo procedimento cirúrgico, submetido às grávidas para retirada do bebê, através de um corte transversal feito no abdômen, dois dedos acima da região pubiana, esse corte mede cerca de dez a quinze centímetros e abrange sete camadas até chegar ao útero, primeiro o médico retira o bebê e posteriormente a placenta, quando então o corte é fechado por pontos.
Parto cesária mitos e verdadesO medo da dor, medo de que algo aconteça com o bebê, danificação da musculatura da vagina, estão entre as principais aflições das futuras mamães que optam por este tipo de parto, embora a opção seja frequente no Brasil, ele não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde  quando há possibilidades de parto natural, o chamado parto normal, pois embora a cesária apresente algumas vantagens, trata-se de um parto que requer maiores cuidados, principalmente com a assepsia, pois apresentam maiores chances de complicações e infecções pós-parto, sua recuperação é bem mais lenta quando comparado ao parto normal, podendo a mulher sentir dor. O parto por cesariana, quando não por opção da mãe, é recomendado em casos em que apresente riscos tanto a mãe quanto ao bebê.
Conheça alguns mitos e verdades acerca do assunto e entenda quando realmente o parto é necessário e quando pode ser evitado, confira:
>> Trata-se de um MITO a possibilidade do bebê ser enforcado pelo cordão umbilical quando não feito o parto por cesária, pois durante todo trabalho de parto o bebê é monitorado por um aparelho que acompanha seus batimentos cardíacos, este aparelho é capaz de registrar se o cordão está a apertar o bebê.
>> Quanto à recuperação da cesária, esta é mais lenta quando comparada aos demais tipos de parto, visto que se trata de um procedimento cirúrgico de médio porte, há necessidade de internação de três a quatro dias depois do parto, com o uso de antibióticos e remédios, além da espera e cicatrização dos pontos, no parto normal, por exemplo, a recuperação inicia-se logo após o nascimento do bebê, sendo necessário apenas um ou dois dias de internação, portanto é VERDADE que sua recuperação é mais demorada.
>> Se o bebê for muito grande devo optar pela cesária? Essa questão deve ser analisada juntamente com seu obstetra, pois se apresentar riscos ou dificuldades da criança em passar pela bacia a cesária pode ser indicada.
>> Muitas mulheres evitam sentir as dores do parto optando em fazer uma cesária, se o trabalho de parto ainda não começou e a cesária já está previamente agendada, provavelmente a mamãe não sentirá dor nenhuma, porém ressaltamos que o pós-operatório pode ser mais doloroso e demorado em alguns casos.
>> É MITO pensar que a cesária irá interferir na musculatura genital, pois o parto ocorre pela barriga, diferentemente do parto normal, em que há possibilidade de rompimento de algumas fibras, ocasionando um alargamento do genital, podendo ser reparado posteriormente.
>> É VERDADE que a cesária tem gastos mais elevados. Quando realizada pela rede pública de saúde não há despesas alguma para as gestantes, porém quando realizada por meios particulares, é mais cara que o parto normal.
>> É MITO pensar que se fizer cesária não poderá mais ter filhos por parto normal.
Seja por meio natural ou por intervenção cirúrgica o importante é que os filhos nasçam com saúde e seja qual for a sua decisão em relação ao parto assuma com responsabilidade e consciência, não por medo ou comodismo. Vivendo intensamente esse momento tão especial que é o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário