Como suportar os efeitos do Calor na Gravidez

A gravidez e os efeitos do calor...


Pernas inchadas, transpiração, sensação de sufoco são alguns dos efeitos de um Verão quente se não se tomarem precauções.



A tiróide e as glândulas supra-renais aumentam a sua atividade durante a gravidez e consequentemente produzem uma elevação na temperatura corporal. Se a isto juntarmos
 uma temperatura ambiente elevada durante o Verão, é natural que qualquer futura mãe, durante a gravidez, sinta mais os efeitos do calor do que qualquer outra pessoa.
Para atenuar os efeitos do calor, durante a gravidez, deve tomar algumas medidas preventivas que lhe permitam suportar melhor as elevadas temperaturas.
  

A digestão e o aumento da temperatura corporal

Todos sabemos que durante o processamento da digestão a temperatura corporal aumenta. Para que este processo não a afete, recomenda-se que faça pelo menos 5 a 6 pequenas refeições diárias e ligeiras. O almoço e o jantar devem ser leves para que a digestão se processe rapidamente. Devem evitar-se alimentos gordos e optar-se por peixe, carnes magras – cozidos ou grelhados – e legumes. Recomenda-se fruta fresca para as sobremesas e manter-se constantemente hidratada, bebendo muitos líquidos. As tisanas frias, os sumos de fruta natural, a água e o leite devem preferenciar-se às bebidas gaseificadas.
 

O conforto e a roupa

O excesso de calor provoca a sudação e para que o corpo possa manter-se mais fresco, devem preferir-se as roupas de fibras naturais como o linho, a cambraia ou o algodão. As roupas devem ser largas e devem evitar-se as calças. Quando se usam calças – excepto se estas forem de pernas largas – estas podem mais facilmente provocar a sensação de pernas pesadas e inchadas.
Quanto aos sapatos, devem ser de tacão com uma altura de 2/3 centímetros porque os de salto alto ou rasos não são saudáveis para a postura porque alteram o centro de gravidade e favorecem a perda de equilíbrio. Podem usar-se sandálias de tira larga para manter os pés frescos e arejados e evitar a formação de fungos. Os sapatos devem ser de materiais naturais e nunca de material sintético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário