Anemia na Gestação pode antecipar o parto

A gestação é o período no qual a mulher passa por várias alterações fisiológicas e nutricionais devido ao desenvolvimento do feto. A anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva é um problema que acomete 41,8% das gestantes a nível mundial.


Na gestação o requerimento de ferro eleva-se devido ao aumento dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e o crescimento fetal. A necessidade de ferro durante a gravidez é de 27,0 mg/dia.

Entre as causas de anemia em gestantes podemos destacar a ingestão inadequada de alimentos fontes de ferro, as baixas reservas de ferro antes da gravidez e o aumento da necessidade de ferro em virtude da formação do feto.

A deficiência de ferro está associada ao aumento do risco do bebê nascer com baixo peso, ao parto prematuro e a morte materna na anemia grave.

A anemia é considerada leve se a hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos) for ≥ 10g/dl e < 11 g/dl; moderada ≥ 7 g/dl e < 10 g/dl; e grave, se < 7 g/dl. O tratamento medicamentoso é feito com a suplementação de ferro. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação para todas as gestantes a partir da 20ª semana gestacional. 

Orientação dietética para prevenção e tratamento da anemia ferropriva : Consumir: carnes duas vezes por dia; frutas ricas em vitamina C (caju, manga, limão, laranja, abacaxi, maracujá, goiaba), durante as principais refeições (almoço e jantar); feijões, vegetais folhosos verde-escuros; alimentos fortificados com ferro; Evitar: leite e derivados junto às principais refeições; o consumo de aveia e cereais integrais no almoço e jantar; a ingestão de refrigerantes a base de cola, mate, chá e café junto às principais refeições.


Alimentos fontes de ferro: carnes, miúdos (fígado, coração, rim), folhosos verde-escuros (agrião, couve, taioba, brócolis), leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), semente de abóbora;
 
Fonte: http://www.dicasdenutricao.com/2010/09/anemia-na-gestacao.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário