Olha mamãe, algumas dicas para você nos alimentar sem riscos!

Grávidas podem comer salada crua em buffet, mas com cautela. Se você tiver certeza absoluta de que o restaurante obedece todas as normas vigentes de higienização, não haverá problemas. “Folhas verdes e legumes crus mal higienizados podem conter parasitas perigosos, capazes de comprometer a saúde da mãe e do feto”, informa Carla Alberice Pastore, nutricionista da Universidade Federal de Pelotas (RS). “Se tiver qualquer dúvida sobre a qualidade higiênico-sanitária, melhor evitar”, reforça.
Grávidas podem tomar refrigerante, mas com cautela. Não há uma contraindicação ao refrigerante, exceto nos casos de gestantes com diabetes. No entanto, os médicos lembram que existem alternativas muito mais saudáveis para este período, capazes de oferecer nutrientes importantes para a mãe e para o bebê.
Grávidas não podem beber cerveja preta para produzir leite. Todos os especialistas concordam que a afirmação de que beber cerveja preta aumenta a produção de leite não passa de um mito. “A produção do leite é natural. O que mantém a produção necessária é a sucção permanente do bebê”, explica o médico ginecologista e administrador em saúde pública Odair Albano.
Grávidas podem comer comida japonesa, mas com cautela. Em relação aos pratos cozidos não há problema, desde que haja moderação nas preparações gordurosas, mas o consumo do peixe cru ainda divide as opiniões de especialistas. “Os peixes crus podem sofrer deterioração ou apresentar contaminantes que podem ser perigosos para a saúde da gestante e da gestação”, alega a nutricionista da Universidade Federal de Pelotas (RS), Carla Alberici Pastore. A nutricionista Rita Goulart, da Universidade São Judas (SP), concorda que existe o risco de contaminação por toxinas presentes no alimento cru, mas lembra que a culinária japonesa é bastante rica em nutrientes.
Já o vice-presidente da Abran, o nutrólogo José Alves de Lara, afirma que os cuidados com consumo do peixe in natura devem sem os mesmos dos tomados com qualquer outro alimento cru para evitar contaminações. Por isso, é importante observar a higiene do local e a forma de conservação do alimento.

Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/duvidasgravidez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário