Algumas mudanças que mamãe sofreu e esta sofrendo em seu corpo com a minha chegada

Estar consciente das mudanças ocorridas no corpo durante a gravidez é um dos caminhos mais seguros para viver essa fase com bastante tranquilidade. A gestante precisa estar preparada para viver este período com tranquilidade e conhecer os sintomas, alterações e as situações em que, consultar o seu médico, é o melhor caminho a seguir.


Algumas situações poderão servir como uma fonte permanente de informação durante os nove meses da gravidez.

Azia e prisão de ventre
A alteração hormonal que ocorre durante a gravidez interfere na produção de enzimas digestivas e no peristaltismo intestinal e em consequência, a digestão fica mais lenta e a azia e a prisão de ventre se tornam inevitáveis.
Uma dieta leve, com bastante fibra, líquidos e frutas (as menos ácidas como mamão, melão, ameixa, figo, por exemplo), muitas resolvem o problema. Nestes casos é bom lembrar que a automedicação é perigosa . Os medicamentos, mesmo os mais inofensivos, só devem ser tomados a conselho médico.

Inchaço

Um ligeiro inchaço é normal e previsível. No entanto, se a retenção de água estiver sendo excessiva, deve-se comunicar ao médico para evitar problemas mais sérios, como, por exemplo, sua associação com a hipertensão. É uma situação que exige cuidados. A medicação e/ou orientação médica adequada tem o objetivo de normalizar a situação.

Câimbras e Cólicas

No caso das câimbras, uma avaliação médica é fundamental para analizar ou corrigir este problema, que geralmente ocorre em consequência do edema gestacional e/ou déficit alimentar em cálcio, potássio, etc.
Já em casos de cólica, o médico lembra que não é um sinal de aborto, mas é o tipo de sintoma que a mulher grávida no 1º. trimestre deve procurar o seu médico. Em alguns casos, as cólicas e dores abdominais são sintomas que poderão ser observados durante toda a gestação e sem nenhuma repercussão à gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário