Eu me levanto para dar lugar a uma Grávida!





Conforme relato de nossa amiga Débora Nunes do blog: http://amaecoruja.blogspot.com.br/

Estou aqui divulgado no blog da nossa princesinha Sofia, pois só quem já esteve ou está grávida para saber o sofrimento que é carregar aquele barrigão, a dor nos pés, costas, pernas e entre outros empurrões dentro do transporte publico brasileiro. Minha irmã ( Mãe da Sofia) ficou trabalhando até os 6 meses de gestação, somente parou após uma complicação que teve por um problema de anemia. Mas esses meses em que trabalhou, pegava 2 tipos de transporte público para ir de casa ao trabalho, e relatou milhares de vezes que as pessoas não concediam o lugar para uma gestante sentar. Que ela algumas vezes chegava a ficar o percurso todo de pé, mas não são só estas as dificuldades que uma gestante enfrenta não, segue abaixo mais algumas outras coisinhas que gestante tem o direito segurado por LEI de obter:


• As gestantes e mulheres com crianças  de colo, há prioridades de caixas especiais, , prioridades em filas de supermercado, bancos, assentos em lotações e transportes públicos.
• Pela lei Nº 9.799 de 26 de maio de 1999, incluída na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a gestante tem o direito de mudar de setor ou de função, caso algo seja prejudicial ou cause perigo a gestação, tem o direito de ser dispensada para realizar no mínimo seis consultas médicas e qualquer outro exame que for complementar ou de urgência.
• Pela lei nº 10.421 de 15 de abril de 2002, art. 392 da CLT toda gestante tem direito ao acesso a licença maternidade remunerado durante 120 dias e a partir do oitavo mês tem direito a todos os benefícios legais.
• O período de licença maternidade ganhou mais 60 dias, para isto a empresa a empresa deve fazer parte do Programa Empresa Cidadã.
• Pelo Artigo 396 da CLT até o bebê completar seis meses a mãe tem direito de sair duas vezes por semana trinta minutos mais cedo para amamentar seu filho.
• O pai tem direito a licença paternidade pelo Art. 7º da Constituição Federal há cinco dias de licença.
• Pela Lei nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007 a gestante tem o direito de conhecer o hospital dias antes do parto.
• Pela Portaria nº 2.418 de 2 de dezembro de 2005 a gestante tem direito a um acompanhante durante o parto.
• Pela Portaria nº 1.016 de 26 de agosto de 1993 a mãe e a criança tem o direito de ficarem no mesmo quarto.
Para exigir você precisa estar informado, por isso procure por todos os seus direitos para que caso haja falha você estará pronto para exigir o que lhe pertence por lei, toda gestante deve cuidar de sua gravidez, fazer o pré natal e garantir que seu bebê esteja crescendo com muita saúde dentro de seu útero, após o nascimento de seu bebê a mãe continua com seus direito, nos primeiros meses é preciso completa dedicação a saúde do bebê e da mãe para que ela possa retomar seu corpo antes da gravidez e para que o bebê possa ganhar todo carinho à atenção, além de ser extremamente importante a amamentação através do leite materno, só ela suprirá todas as necessidades que seu filho precisa, por isso se dedique nos primeiros meses ao bebê e procure se informar sobre seus direitos para que isso possa ser feito sem maiores problemas. Todos os instantes da gestação e os primeiros momentos de vida de seu filho devem ser aproveitados para que você não perca nenhum minuto de cada fase de seu desenvolvimento.

Bebêzinha nova na Família

Oiii gente, ontem ganhei uma nova amiguinha MANUELLA, (filha do primo da minha mamãe). Nasceu com 3990g e medindo mais de 50cm. Ainda não sei falar, mas já posso imaginar o quão legal vai ser brincar com ela. Beijos

Dia de Vacinas


Hoje foi dia de tomar vacinas....(Nossa só em escutar aquele chorinho e saber que é de dor e não de manha, da uma peninha...mas é para o bem da nossa princesinha). A vacina de hoje foi a TETRAVALENTE, achei essa matéria em um site e adorei, colei aqui para contar com muitos detalhes o significado desta vacina.



Vacina Tetravalente (DTP + Hib)

O nome da vacina, pó si só, já diz tudo. A Tetravalente vai imunizar a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. Faz parte do calendário obrigatório de vacinação.
A vacina é realizada em três doses através de injeção no bumbum ou na coxa. A primeira dose é oferecida à criança com dois meses de vida, a segunda com quatro meses e a terceira quando a criança completar seis meses.
Depois das três doses são essenciais os dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP), que previne a difteria, tétano e coqueluche. O primeiro reforço deve ser feito aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos. Depois o reforço será feito a cada dez anos.
Atenção, mamãe: depois da aplicação pode ocorrer febre baixa. Caso a febre ultrapasse 38 graus, recomenda-se uso de antitérmico.

Sobre as doenças que esta vacina imuniza

Difteria (Crupe)
A difteria, também conhecida como crupe, é uma doença que tem como contágio o contato com os infectados, com suas secreções ou com os objetos contaminados por eles. Normalmente se manifesta nos meses frios e atinge, principalmente, crianças de até 10 anos. Começa como se fosse um resfriado, a criança tem dor de cabeça e de garganta.
A doença ataca a garganta (amídalas, faringe, laringe) e o nariz, onde pode aparecer placas brancas, muitas vezes visíveis a olho nu. O pescoço pode ficar inchado e duro. Além desses incômodos, a difteria causa mau hálito e a criança fica pálida. Conseqüências mais graves podem afetar o coração e a criança fica com a fala diferente e com dificuldade para respirar. Portanto, não deixe de vacinar seu filho.

Tétano
O tétano é uma doença que não é contagiosa de pessoa para pessoa; seu contágio é por meio de ferida ocasionada por agulha, tesoura, latas velhas, vidros, arames ou mesmo espinhos de plantas.
Seja em qualquer idade, se uma pessoa se ferir com um desses objetos, normalmente sujos, corre grande risco de ser contaminado pelo tétano. Isso porque o micróbio que causa a doença vive na terra, na poeira da rua e nas fezes de animais, principalmente de cavalo.
As maiores vítimas de tétano são crianças de até 14 anos.
Essa doença ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular, isto é, deixa os músculos do corpo "duros", principalmente do queixo, e a pessoa tem dificuldade para abrir a boca, chamado de trismo.
A pessoa também sente dores nas costas, rigidez abdominal e da nuca, espasmos e convulsões. O quadro pode se agravar, causando parada respiratória ou cardíaca.
Higienização no parto - O tétano que ataca a um recém-nascido é conhecido como tétano umbilical ou "mal-de-sete-dias". Ele acontece quando o umbigo da criança é cortado com uma tesoura contaminada. O bebê sente dificuldade em amamentar, fica com as perninhas esticadas e os braços dobrados com as mãos fechadas.

Coqueluche
É uma doença que ataca facilmente as crianças e é transmissível pelo contato com secreção da boca e nariz, como espirro e fala de pessoas contaminadas.
Correm maior risco os recém-nascidos e bebês que ainda não foram totalmente vacinados, pois eles estão indefesos diante da entrada de seres perigosos. A doença começa como se fosse uma gripe; a criança tem febre e apresenta secreção nasal.
Conforme apresenta a Organização Mundial da Saúde, a coqueluche consiste de pelo menos 21 dias de crises de tosse e a criança respira com um barulho intenso, podendo vomitar.
O período dessas crises de tosse pode durar de um a dois meses ou até mais. As crises de tosse, o choro e a febre enfraquecem a criança. Em casos mais graves, ela pode piorar e morrer.
A maior parte dos casos de morte por coqueluche eram de crianças de até seis meses de idade.

Infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b
A bactéria Haemophilus influenzae tipo b causa meningite (inflamação das membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia.
Essas infecções geralmente começam no nariz e na garganta, mas podem espalhar-se para a pele, ouvidos, pulmões, articulações e membranas que revestem o coração, a medula espinhal e o cérebro. São doenças graves que podem levar à morte.
As doenças causadas por essa bactéria ocorrem principalmente em crianças menores de 5 anos de idade e a taxa de mortalidade devido à meningite é de 5%.
As seqüelas neurológicas como convulsões, surdez ou retardamento mental estão em 35% das crianças que sobrevivem à meningite.
Outras complicações da bactéria são a sepse (infecção generalizada que causa risco de morte), as pneumonias e as pericardites (infecção da membrana que envolve o coração).
Essas doenças respondem bem aos antibióticos, mas se não houver sucesso com esse tipo de tratamento, o risco de morte é grande.

2° Mesário (21/04/2012)




Hoje Nossa Princesinha completa 2 meses de vida. Obrigada Papai do céu por toda essa FELICIDADE.






Top Model

Sou linda, não?
Sou muito chic

Adoro as combinações de cores

Minhas amiguinhas
Meu novo amiguinho, Fanti

Lindaaa!

Minha nova amiguinha (ganhei da dinda Mari)

Pessoal presente na minha festinha de mesário:
Tia Lucinha (representando minha dinda Mari), dindo Marcelo, mamãe, papai, dinda Gi, dindo Maickel, ah a dinda Vanessa foi quem tirou a fotinho
Mamãe e Papai

Papai e Dindo Maickel

Papai e Dindo Marcelo




Amigas da Mamãe

   Tia Camila                                                                     Tia Fernanda
Tia Gabriela                                                               Tia Juliana



Visita ao Bisavô/ Visita ao Avô

Visita ao Bisavô
                                            Bisavô babando um pouquinho


Dinda Mari, Tio Juca, e Biso

Visita ao Avô
               Vovô e o altar que tem na sua casa (Nossa Senhora de Fátima)


Banho com a Mamãe



Gente minha mamãe ficou morrendo de ciumes e decidiu me dar banho no chuveiro também... Eu adorei, e fico muito a vontade tomando banho com ela. É muitoooo gostoso.


Primeiro Banho Junto do Papai

Gente hoje (09/04/2012) tomei meu primeiro banho junto ao papai no chuveiro. Como ainda não sei descrever a sensação que é, e nem minha mamãe lembra como foi a dela para dizer como estou me sentindo, ela pode apenas afirmar de que eu estava gostando, pois fiquei em quietinha enquanto meu papai me fazia uma boa massagem de baixo do chuveiro.

Tomar banho com os pais


Criança adora brincar no chuveiro e os pais, muitas vezes, fazem companhia. 
É ruim tomar banho junto com o filho? Para Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga, pode ser bacana, mas só se o adulto se sentir à vontade. 
É legal tomar banho com a criança?
Sim, mas vai depender da cultura daquela família e se questões como o nudismo são tratadas com normalidade ou não. É uma chance de explicar que, em determinados momentos, como no banho, você pode mostrar o corpo. 

Com o crescimento, ela mesma não vai querer mais tomar banho com os pais. 
E perguntas indiscretas, surgem com mais facilidade?
Não necessariamente. Mas se ela não tem experiência em banhos conjuntos e, de repente, os pais querem tentar, podem até ficar mais curiosas.
Quando não tem de acontecer?
Se incomoda muito, o adulto pode passar a idéia de que tem algo de estranho ali, feio ou ruim, que, talvez, nem deveria acontecer. As atitudes passam mensagens.



Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1821-15130,00.html





Feliz Páscoa



O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Vamos ver agora como surgiu o chocolate...


aeggs.gif (448 bytes)Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

 E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
veggs.gif (2041 bytes)Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?


ceggs.gif (456 bytes)O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.


Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html

Chupeta, faz bem ou não faz bem?

Pessoal, venho compartilhar com vocês um probleminha que nossa princesa Sofia esta tendo, no 2° dia em que nasceu o pediatra do Hospital onde ela nasceu, recomendou que dessemos a ela a chupeta, para que ficasse mais calminha( pois ela é braba), compramos 2 chupetas diferente para ela.
Uma de bico redondo, 
Uma de bico achatado, 



A primeira chupeta ela rejeitou de todas as maneiras.....A segunda ela pega de vez em quando.
Ja cogitamos (nenhum realizado) varias fórmulas e métodos para fazer ela ficar de chupeta (funchicorea, mel rosado, etc...)
Mas após ler essa matéria, fica o pensamento....Vale a pena tentar fazer o bebe pegar a chupeta???

http://guiadobebe.uol.com.br/chega-de-chupeta/


Aguardo depoimento de vocês!

Seu bebê já teve Cólicas???

O que é a cólica que atinge os bebês? 

A partir de uma semana de vida, os bebês podem começar a ter crises de choro que duram horas e horas. O choro pode estar relacionado à presença de gases na barriga, mas muitas vezes não dá para identificar a causa. 

A cólica é muito comum, e pode ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê. O alento é que ela não é grave e costuma ir embora quando o bebê tem 3 ou 4 meses. 
Algumas vezes, a partir de 1 mês de idade, a cólica fica menos frequente ou menos intensa.   


Por que o bebê fica com cólica? 


Cientistas tentam achar uma explicação certeira para a cólica do recém-nascido há mais de 50 anos, sem sucesso. Ainda não se sabe exatamente o que provoca a cólica. 
Uma das hipóteses mais fortes é a de que o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, o que faz a barriga doer em reação a algumas substâncias do leite materno ou do leite artificial. As contrações intestinais do bebê estariam "desorganizadas". 
Outras possíveis explicações são: 

  • O sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais

  • O bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases
Outra indicação é que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica. 

A cólica é grave? Há algum risco para o bebê? 


Não, o bebê não corre nenhum risco. Mas é preciso sempre consultar o médico para ter certeza de que se trata de cólica mesmo e não de algum outro problema que esteja causando dor ou desconforto, como uma hérnia ou uma infecção. 
O ruim é que, conforme o bebê chora, ele pode engolir mais ar, o que só provoca mais gases e cólica. 
E é muito difícil conviver com um bebê que chora tanto. Ainda mais quando a mãe está sensível por causa de tantas mudanças hormonais, que já são motivo suficiente para ela chorar por horas e horas também. 
Quanto mais tenso ficar quem está cuidando do bebê, mais difícil será acalmá-lo.