Meu Primeiro Banho em Casa

 A Minha Dindinha Giliane, que com todo o cuidado e amor do Mundo, teve a honra de me dar o primeiro banho na minha casinha.


Podemos ficar um tanto quanto apavoradas com a fragilidade do corpinho de nossos bebês quando eles chegam da maternidade para o seu primeiro banho, mas devemos nos acalmar e lembrar que se tivermos alguma noção do que estamos fazendo, tudo correrá bem!
O banho do recém nascido requer alguns cuidados que devem começar ´pela temperatura da água.Primeiro enchemos a banheira com água fria, e só depois misturarmos a água quente, use as mãos para estabilizar a temperatura por inteiro, para ter certeza de que a água está morninha ideal para o banho do bebê, prove a água com um dos cotovelos, ou as costas da mão.
Para quem tem o auxílio do termômetro, a temperatura deve estar entre 36° e 37°.Mesmo no inverno, a água do banho não deve ser muito quente! Parece muito fácil, mas é fato o número de acidentes com queimaduras durante o banho do bebê, devido a inexperiência da mamãe de primeira viagem, lembre – se que a pele do bebê é muito delicada, portanto atenção.
Como despir o bebê para o banho
Vamos começar tirando o pagãozinho de cima, pois os bebês não resistem a um pipi quando não estão de fraldas, por algum tempo, por isso é bom que deixemos as fraldas para tirar por último.Siga esta sequência:
A primeira parte do corpo a ser lavada deve ser o seu rostinho, de preferência , envolvido na toalha, antes de entrar com o corpinho na água. Seque.
A segunda parte do corpo a ser lavada, deve ser a cabecinha, com sabonete neutro próprio para bebê, ou shampoo neutro, a quantidade do produto é mínima. Enxágüe.
Passe a mão sobre o sabonete, enquanto apóia o tronco do bebê sobre o seu braço esquerdo, com a mão esquerda segure o braçinho do bebê.
Está difícil de entender? Pegue uma boneca, dessas que se parecem com recém nascidos, e siga passo a passo.
Apóie o bumbum do bebê na banheira, use uma fralda dobrada para que fique mais confortável,e dê seqüência ao banho, dando atenção especial ás dobrinhas. Se o bebê está chorando muito, pode ser por não sentir apoio algum, sentir frio também não é nada agradável, dê a ele uma fraldinha para segurar, converse bastante, demonstre calma e segurança.
Para se lavar o bumbum do bebê há dois modos :
1º – Vire o bebê sobre o braço esquerdo mesmo, dando apoio ao peitinho, e lave seu bumbum e as costinhas.
Atenção : O rostinho do bebê fica apoiado em seu braço, e não pendurado sobre ele, para que não aconteça de seu rostinho encostar na água!
2º – Passe o bebê para seu braço direito, apoiando seu peitinho sobre o braço e faça o mesmo da opção anterior.
Seque bem, com toalha própria para recém nascidos.

Faça suaves pressões sobre o bebê, e não esfregue a toalha sobre a sua pele.
Deite o bebê sobre uma fralda dobrada, pois o frio e a tensão, causam ao bebê, uma enorme vontade de fazer pipi, essa providência evitará que suje a cama.
Para vesti – lo comece pelo pagãozinho de cima, mantenha a parte debaixo de seu corpinho coberta pela toalha.
A manga comprida, deve ser toda enrolada na mão, e depois, e só passar a mãozinha do bebê pelo vão do pagãozinho.
Levante seu tronco apoiando o pescocinho, e passe a outra manga por baixo de suas costinhas e faça o mesmo, dobre a manga toda , e passe a mãozinha.
Passe a pomada ou gel contra assaduras no bebê, sem talco (para não causar umidade) e coloque a fralda.
Coloque uma meinha justa, e depois a calça do pagão.
Agora os sapatinhos de lã, ou uma outra meinha, a segunda meia ou o sapatinho, que serão colocados sobre a calça do pagão, servirão para que o pagão não escorregue para os pés do macacão, a calça do pagão precisa ficar segura.
Coloque o macacão, conjuntinho de lã antialérgico, ou linha.
Se for envolve-lo em cobertor, use um lençolzinho para forrar, principalmente a cabecinha. O mesmo deve ser feito com a manta de lã.
Coloque o bebê sobre a manta, em formato de triângulo, cubra primeiro os pés depois as laterais. Aperte um pouquinho, como se fosse dar um laço. Se quer ter uma maior segurança, prenda a ponta que envolve a trouxinha com uma fita crepe.
Se as uinhas já estiverem cortadas, pode deixar as mãozinhas aparecendo, é sempre bom ter algum movimento.
Agora seu bebê irá mamar e dormir, aproveite para tomar um banho e descansar também.
O banho do bebê deve ser feito duas vezes por dia, um de manhã e outro até as 17:00hrs. da tarde.
Mas o bebê mal se suja! Bem, nós sabemos disso, o banho não só limpa a sujeira mas também relaxa, acalma e acostuma o bebê ao toque.
Seu bebê irá dormir melhor e mais relaxado.
Barulho nunca é bom.
Fale baixo na presença de bebês, não discuta, e principalmente não ouça som alto. Seus ouvidos são muito delicados e sensíveis ao som, ele precisa aprender a ouvir, e tudo o que se precisa aprender, deve ser devagar e com muita calma.
agora já estou tomando banho direto na banheira, minha vovó é atrevida!

Indo para minha Casa!

Vamos embora Papai, quero minha caminha nova!

Família Linda
Porta do Meu Novo Quarto
Meu quartinho Lindo, que minha Família fez com muito carinho, 
cada detalhe, cada cantinho!


Meu mamazinho de copinho!!



Mamãe ainda não tem leite no peito, então enquanto isso vou bebendo de copinho mesmo!

Roupinha que Papai me deu ( Do melhor time gaúcho) Grêmio

Imortal Tricolor desde pequena!

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver!

Orgulho do Papai

Princesinha Gremista

Você ai, é gremista também?

Da-lhe Grêmio

Minha 1ª Vacina (BCG)

Vacina BCG – ID

Apesar do nome estranho, a vacina BCG-ID está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.
É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única. A OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda a revacinação da BCG.
Após aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça e uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz. Mamãe, não use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire. Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.
A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.
A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.












E para a surpresa de todos, Cheguei!


Segue abaixo minhas primeiras poses de Princesa:

Mamãe e Eu, segundos de vida!
Mamãe, Eu e minha Titia Coruja
Meu peso 2998g
48cm e isso é só o começo, vou ser modelo.
Meus pés de Princesa
Meu 1º banho, Papai não teve coragem de me ajudar!
Lembranças de Maternidade
O Papai mais babão do Mundo é o meu
Vovó & Vovô Maternos
Vovó Elisa 
Titia Fátima
Titia Andressa (amiga da mamãe)

Dindo Marcelo
Dinda Vanessa

Dinda Giliane
Dindo Maickel
Dinda Mariana

Tia Avó Lucinha


Por enquanto é só pessoal! Estamos esperando todos vocês para esta visita, para comemorar junto a nossa família essa felicidade! Abraços
By Dinda Vanessa

38 Semanas de Gestação

38 semanas de GestaçãoFALTAM SOMENTE 13 DIAS (SOFIA NOSSA PRINCESA)

Agora que você está na semana 38 da sua gestação, os especialistas consideram a sua gravidez como gravidez a termo. Isso significa que o seu bebê está bem desenvolvido, e a qualquer momento os sinais de trabalho de parto podem aparecer.
Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Enquanto você está ocupada imaginando como será o parto, o seu bebê continua ganhando peso. Não fique chocada, mas este processo continuará até o nascimento, embora você não possa sentir este ganho de peso. Neste momento o seu bebê pode estar pesando aproximadamente 3,1 kg e medindo algo em torno de 35 cm.
O intestino do seu bebê acumulou uma quantidade considerável de mecônio, e que normalmente será eliminado logo após os primeiros dias de vida do bebê. Portanto, esteja preparada para trocar a fralda do seu bebê.
Os pulmões do bebê continuam a amadurecer, e a cada dia que se passa, as suas funções cerebrais e nervosas trabalham ainda mais. Este processo de amadurecimento continuará até a adolescência do seu bebê.
Agora os cabelos do seu bebê estão bastante sedosos, além disso, os lóbulos das orelhas estão firmes por cartilagem. Os ossos ganharam uma boa flexibilidade e os órgãos sexuais se desenvolveram por completo.
Você poderá notar que os movimentos do bebê ficaram um pouco mais lentos durante este período. Simplesmente não há espaço suficiente para ele se movimentar muito durante este período, e além disso, ele também passará a maior parte do tempo dormindo, o que colabora ainda mais para a diminuição dos movimentos.

Alterações na vida da mamãe

Com 38 semanas de gestação, encontrar uma posição confortável para se deitar pode parecer uma tarefa quase impossível. Deitar-se de costas não é uma opção recomendada para você e nem para o seu bebê. Isso ocorre porque ao deitar-se de costas, os principais vasos sanguíneos são pressionados pelo peso do útero. A posição recomendada para você se deitar é do lado esquerdo do seu corpo, com a perna a perna na altura do joelho um pouco dobrada e apoiada com um travesseiro.
Seus seios podem ter começado a secretar colostro durante esta semana. Há casos em que algumas mulheres secretam colostro a tal ponto, que precisam usar panos para absorver o líquido. Se você já amamentou antes, isso é mais comum. Apesar de você sentir os seus seios pesados e fazendo com que você se sinta incomodada, eles estão cumprindo uma tarefa muito importante, se preparando para a lactação.
Seus pés e tornozelos podem ficar ainda mais inchados durante esta semana. Você provavelmente está ficando farta de usar o mesmo calçado todos os dias, mas não se preocupe. Após o parto há uma grande perda de líquido amniótico, e o inchaço irá aliviar bastante.
Você pode estar sentindo algumas contrações Braxton Hicks que podem ser irregular e muito dolorosas. Essas contrações podem ser sentidas nas costas, abdômen quadris e pelve. A diferença entre essas contrações e as contrações reais é que as contrações reais começam geralmente na parte superior do seu útero e se espalham por todo o útero por meio de suas costas e pélvis. Dores de contrações verdadeiras são progressivas, e não são aliviadas quando você muda de posição. Se na hora das contrações você estiver insegura, chame o seu médico. Mas não se preocupe, pois você saberá diferenciá-las.

Reflexão do Dia

Faltando apenas 14 dias para a chegada de nossa princesa, leia...pense e reflita. Mãe não é para qualquer uma não!

Mitos e Verdades sobre parto cesariano

FALTAM 17 DIAS (NASCIMENTO DA PRINCESA SOFIA)



O parto cesariano caracteriza-se pelo procedimento cirúrgico, submetido às grávidas para retirada do bebê, através de um corte transversal feito no abdômen, dois dedos acima da região pubiana, esse corte mede cerca de dez a quinze centímetros e abrange sete camadas até chegar ao útero, primeiro o médico retira o bebê e posteriormente a placenta, quando então o corte é fechado por pontos.
Parto cesária mitos e verdadesO medo da dor, medo de que algo aconteça com o bebê, danificação da musculatura da vagina, estão entre as principais aflições das futuras mamães que optam por este tipo de parto, embora a opção seja frequente no Brasil, ele não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde  quando há possibilidades de parto natural, o chamado parto normal, pois embora a cesária apresente algumas vantagens, trata-se de um parto que requer maiores cuidados, principalmente com a assepsia, pois apresentam maiores chances de complicações e infecções pós-parto, sua recuperação é bem mais lenta quando comparado ao parto normal, podendo a mulher sentir dor. O parto por cesariana, quando não por opção da mãe, é recomendado em casos em que apresente riscos tanto a mãe quanto ao bebê.
Conheça alguns mitos e verdades acerca do assunto e entenda quando realmente o parto é necessário e quando pode ser evitado, confira:
>> Trata-se de um MITO a possibilidade do bebê ser enforcado pelo cordão umbilical quando não feito o parto por cesária, pois durante todo trabalho de parto o bebê é monitorado por um aparelho que acompanha seus batimentos cardíacos, este aparelho é capaz de registrar se o cordão está a apertar o bebê.
>> Quanto à recuperação da cesária, esta é mais lenta quando comparada aos demais tipos de parto, visto que se trata de um procedimento cirúrgico de médio porte, há necessidade de internação de três a quatro dias depois do parto, com o uso de antibióticos e remédios, além da espera e cicatrização dos pontos, no parto normal, por exemplo, a recuperação inicia-se logo após o nascimento do bebê, sendo necessário apenas um ou dois dias de internação, portanto é VERDADE que sua recuperação é mais demorada.
>> Se o bebê for muito grande devo optar pela cesária? Essa questão deve ser analisada juntamente com seu obstetra, pois se apresentar riscos ou dificuldades da criança em passar pela bacia a cesária pode ser indicada.
>> Muitas mulheres evitam sentir as dores do parto optando em fazer uma cesária, se o trabalho de parto ainda não começou e a cesária já está previamente agendada, provavelmente a mamãe não sentirá dor nenhuma, porém ressaltamos que o pós-operatório pode ser mais doloroso e demorado em alguns casos.
>> É MITO pensar que a cesária irá interferir na musculatura genital, pois o parto ocorre pela barriga, diferentemente do parto normal, em que há possibilidade de rompimento de algumas fibras, ocasionando um alargamento do genital, podendo ser reparado posteriormente.
>> É VERDADE que a cesária tem gastos mais elevados. Quando realizada pela rede pública de saúde não há despesas alguma para as gestantes, porém quando realizada por meios particulares, é mais cara que o parto normal.
>> É MITO pensar que se fizer cesária não poderá mais ter filhos por parto normal.
Seja por meio natural ou por intervenção cirúrgica o importante é que os filhos nasçam com saúde e seja qual for a sua decisão em relação ao parto assuma com responsabilidade e consciência, não por medo ou comodismo. Vivendo intensamente esse momento tão especial que é o parto.

37 Semanas de Gestação

FALTAM 20 DIAS (NASCIMENTO DA PRINCESA SOFIA)



Seu bebê está oficialmente pronto para nascer. Isso significa que você poderá dar à luz a qualquer momento. Se você deixou um monte de coisas para organizar no último momento, este é uma boa hora para por tudo em ordem. Muitas mulheres quando estão grávidas, adiam as compras de roupas e produtos essenciais para o bebê até o terceiro trimestre. Elas querem ter certeza de que tudo vai ocorrer bem com o desenvolvimento do bebê. Se isso soa familiar para você, na sua próxima consulta cheque com o seu médico sobre o crescimento do seu bebê e as chances de tudo ocorrer bem, assim você provavelmente se sentirá mais confiante.
Enquanto o dia do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os bebês podem variar de tamanho, mas o comprimento médio pode estar entre35 cm, e o peso médio pode estar em torno de 3 kg.
Seu bebê não tem muito espaço para se movimentar seu corpo durante este período, mas ainda assim, ele será capaz de girar-se em posições confortáveis.
Agora o seu bebê será capaz de produzir o hormônio chamado cortisona. Este hormônio ajudará a amadurecer os pulmões para agüentar a respiração por conta própria.
O pêlo que cobria a pele do seu bebê há algumas semanas atrás, sumiram completamente. Grande parte deste pêlo foi absorvido pelo bebê, e será evacuado juntamente com o mecônio e outros resíduos nos primeiros dias de vida do bebê.
Muitos bebês nesta fase de gestação possuem bastante cabelo na cabeça, com fios que medem até 2,5 centímetros de comprimento. Mas não se surpreenda caso o cabelo do seu bebê não tenha a mesma cor que o seu ou do seu parceiro, pois a cor do cabelo tende a mudar com o passar do tempo. Casais de cabelos escuros às vezes são surpreendidos quando vêem seus bebês recém-nascidos com cabelo loiro ou rúivo, ou vice versa.

Alterações na vida da mamãe

Neste período a sua gravidez passa a ser considerada como gravidez a termo. Infelizmente, as últimas semanas da gravidez é mais benéfica para o bebê do que para a mamãe. Suas dores nas costas e na pélvis podem começar a ficar mais forte, e a sua bexiga já não pode deter mais do que alguns milímetros.
Corrimentos vaginais podem aumentar durante este período, e você talvez precise usar um forro para absorção extra. Isso é completamente normal nesta fase de gestação.
Consultas pré-natais serão mais constantes durante este período. No seu próximo exame, o seu médico pode fazer um exame interno para ver como as coisas estão progredindo. Nós não vamos mentir para você, este exame pode fazer com que você se sinta um pouco incomodada, mas mesmo assim é muito importante que você faça. Neste exame, o seu médico irá verificar se há sinais de trabalho de parto. Ele irá verificar a posição do bebê em relação à pélvis (engajamento) e se o apagamento (afinamento do colo to útero) e a dilatação (abertura do colo do útero) começaram. Seu médico pode também determinar se o colo do útero começou a amolecer e passar para a frente da vagina, outra indicação de que o trabalho está ficando mais próximo. Tenha em mente de que esses processos podem ocorrer de forma gradual (ao longo de um período de semanas ou até um mês ou mais).
O que você entende por indução de trabalho de parto?
Às vezes é necessário induzir o parto. Há várias razões que levam a esta condição, como por exemplo pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hemorragia e outras.
Se o seu médico decidir induzir o seu parto, ele fará gotejamento do Pitocin. Este medicamento irá estimular as contrações e também fará com que elas fiquem estáveis.

Pernas e pés inchados na Gravidez

FALTAM 22 DIAS (NASCIMENTO DA PRINCESA SOFIA)


Pernas e pés inchados: como a grávida pode enfrentar confortavelmente o verão?

Apesar de se intensificar durante o verão, o inchaço ou edema pode afetar as grávidas durante toda a gestação.

Durante o verão é muito comum que as reclamações das gestantes sobre pernas e pés inchados aumentem. Algumas relatam que não conseguem calçar os sapatos de tão inchados que estão os pés... “A explicação para o inchaço e as reclamações relaciona-se com o clima. Os dias quentes provocam uma dilatação maior dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquidos do que nos outros dias", diz o ginecologista e obstetra, Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.
Apesar de se intensificar durante o verão, o inchaço ou edema pode afetar as grávidas durante toda a gestação. Cerca de 75% das futuras mamães passam por esse problema, principalmente a partir do quinto mês. “Os membros inferiores são as regiões do corpo que mais tendem a sofrer com o incômodo. É o chamado edema gravitacional, quando a água se acumula conforme as leis da gravidade. Esse aumento ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite", explica o médico. Há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço: mãos, rosto e nariz.

Por que o inchaço ocorre?
Há várias causas para a retenção de líquidos. “Uma delas é a própria mudança hormonal do período. Durante a gestação, a mulher produz muita progesterona. Também há mulheres que possuem o sistema linfático mais lento, tendo dificuldade de drenar o líquido que se acumula pelo corpo”, diz o diretor da Clínica Genesis.
Além disso, a partir do quinto mês da gestação, o tamanho do útero dificulta o fluxo venoso dos membros inferiores para a circulação central. “Assim, o sangue que está nos pés e nas pernas encontra resistência para retornar ao coração devido à compressão do útero sobre os vasos da região pélvica”, explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias.

O que pode ser feito para amenizar o inchaço?
1) Cuide da sua alimentação
“Use pouco sal para temperar os alimentos. Ele é um dos maiores culpados pelo inchaço na gravidez. A gestante precisa ficar atenta também ao consumo de alimentos ricos em sódio que colaboram para agravar o problema, dentre estes, destacamos os embutidos - salame, lingüiça, salsicha - , sanduíches de fast food e os temperos prontos. Orientamos também a futura mamãe a beber muita água e a priorizar legumes e verduras nas refeições”, diz a endocrinologista da Clínica Genesis, Silvia Mizue Hashimoto Toledo.
2) Exercite-se
“Exercícios físicos ajudam a reduzir o inchaço. As atividades mais recomendadas são aquelas feitas na água, como hidroginástica e natação. A água exerce pressão no espaço extra-vascular, favorecendo a entrada de líquidos nos vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação", explica a fisioterapeuta da Clínica Genesis, Carolina Aliano. Antes de começar os exercícios, a gestante deve conversar com o médico que acompanha o seu pré-natal para saber se está apta a realizar atividades físicas.
3) Use meias elásticas
"Muitas gestantes dizem que as meias incomodam, esquentam e a maioria acaba deixando-as de lado, mas as meias elásticas de compressão específica são muito importantes. O objetivo é pressionar as paredes das veias periféricas, não permitindo o extravasamento de líquido para o meio extravascular, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés. O uso das meias deve ser diário, desde o início da gravidez até o período pós parto", afirma o angiologista e cirurgião vascular da Clínica Genesis, Henrique Lamego Jr.
4) Use cremes apropriados
Há uma série de cremes que prometem aliviar o inchaço. “É preciso ter cuidado na hora da escolha do produto. Produtos com cânfora em sua composição não devem ser utilizados pelas gestantes devido à toxidade que a substância apresenta para o feto. Um dermatologista pode indicar os cremes mais apropriados para cada gestante”, afirma a dermatologista da Genesis, Luciana Cattini.


5) Pernas para cima

"Esta é a solução mais antiga e prática para o problema. No fim do dia é recomendável que a gestante coloque as pernas para o alto, com o objetivo de facilitar o retorno do sangue das pernas para o coração. Se estiver no trabalho, ela pode colocar as pernas numa cadeira ou qualquer apoio, mantendo os pés ao mesmo nível do quadril. Em casa, a grávida pode deitar e acomodar as pernas em dois ou três travesseiros, para elevar os pés", explica Henrique Lamego Jr.
6) Drenagem linfática
A massagem é uma aliada importante da gestante. “Quando aplicada de maneira correta, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço. Mas, antes de iniciar as sessões de massagem, é preciso certificar-se que o profissional é especializado no atendimento à grávidas”, aconselha Carolina Aliano. A drenagem linfática apresenta restrições durante a gravidez: “a região abdominal não deve ser massageada, os movimentos devem se concentrar nos braços, pernas, costas e glúteos. As sessões só devem iniciar após o terceiro mês de gestação”, explica a fisioterapeuta.

Sintomas de outros problemas
Apesar de ser comum durante a gestação, o inchaço associado a outros sintomas deve ser visto com atenção pelo ginecologista, pois pode indicar complicações. “Um dos mais importantes é o aumento da pressão arterial ou perda de proteínas pela urina. Neste caso, os sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia, doença específica da gravidez que provoca parto prematuro e traz riscos para a mãe e o bebê”, afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias.
A pré-eclâmpsia provoca inchaço abrupto e aumento do peso corporal pelo excesso de água retida. O inchaço acomete todo o organismo, sendo evidente nas pálpebras e nas mãos, impedindo o uso de alianças, por exemplo. “Por isso, quem já apresentou problemas de hipertensão antes da gravidez ou está apresentando os sintomas do problema deve procurar imediatamente o médico. Quanto antes diagnosticada, maiores as chances da gestação seguir normalmente e sem riscos”, recomenda o diretor da Genesis.


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/pernas-e-pes-inchados/