36 Semanas - Contagem Regressiva para a sua Chegada!

INICIANDO HOJE A CONTAGEM REGRESSIVA PARA A CHEGADA DE NOSSA PRINCESA ( 28 dias) - Previsão para parto 27/02/2012

36 semanas de GestaçãoAgora você está muito mais perto do fim da sua gestação. Neste momento faltam apenas 4 semanas, e cada dia que se passa as suas espectativas para o dia do parto aumentam mais e mais. Para muitas mães este é um momento em que elas começam a refletir toda a caminhada que percorreram desde o início da gravidez. Certamente foi uma longa jornada, e logo você poderá desfrutar de todo esse seu empenho e esforço.
Enquanto o dia do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê pode estar medindo aproximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2,7 kg. Essa grande quantidade de peso que foi adquirida durante esta semana, ajudará o seu bebê a regular sua temperatura corporal após deixar o útero.
O intestino do bebê está cheio de uma substância pegajosa chamada mecônio, que será responsável por criar os seus primeiros movimentos intestinais. Alguns bebês evacuam mecônio enquanto ainda estão no útero da mãe. Quando isso acontece, o líquido amniótico pode apresentar uma coloração esverdeada e ter uma consistência aquosa. Caso sua bolsa estoure, é importante que você relate ao seu médico.
Agora as suas gengivas estão firmes, com sulcos que se parecem um pouco com os dentes, embora a sua verdadeira coloração só se torne definitiva após os três primeiros meses de vida do seu bebê.
Em 36 semanas de gestação, caso o seu bebê ainda não tenha se posicionado com a sua cabeça para baixo e os pés para cima, ele poderá mudar de posição a qualquer momento. Se isto não acontecer, o seu médico conversará com você sobre a possibilidade de parto cesárea.
Se o seu bebê nascer durante esta semana, ele provavelmente não precisaria de nenhum cuidado especial, e seria capaz de respirar por conta própria.

Alterações na vida da mamãe

Dormir pode parecer um sonho distante durante esta semana. A cada dia que se passa, achar uma posição confortável para dormir se torna uma tarefa ainda mais difícil, ainda mais quando há apenas 2 posições para escolher, virada do lado esquerdo ou do direito. Para minimizar este incômodo, cerque-se de almofadas de apoio em sua cama para deixar a superfície mais acolchoada. Esta dica realmente funciona.
Acostume-se com a idéia de ter que ir ao banheiro algumas vezes durante a noite. Seu útero está se tornando tão grande que sua bexiga não precisa encher por completo para você sentir que precisa ir ao banheiro. Por precaução, sempre mantenha a luz do banheiro acesa à noite para guiar o caminho e evitar possíveis acidentes.
A habilidade do útero e do abdômen se esticarem durante a gravidez realmente é um fenômeno extraordinário. Em nenhum outro momento da sua vida o seu corpo se comportaria da forma surpreendente como esta. O mais interessante disso tudo é que depois seis meses o seu útero estará de volta ao tamanho que era antes da gravidez.
Caso o seu bebê esteja na posição de entrega (cabeça para baixo), a pressão sobre os seus pulmões e seu estômago podem ser aliviadas, e logo o seu apetite poderá aumentar. No entanto, você poderá sentir uma sensação de formigamento ou dormência na região pélvica, devido à pressão do bebê sobre os nervos das pernas e pélvis.
Sua licença maternidade pode começar nesta semana, o que significa que você passará um bom tempo longe do trabalho. Isto pode vir como um alívio absoluto ou fazer com que você se sinta triste, especialmente se você gosta de bater papo com as suas colegas de trabalho, pois provavelmente você sentirá falta.
Parto prematuro: Se você começar a ter longas e fortes contrações regulares, é provável que seu bebê esteja a caminho.

35 Semanas, Falta Pouco Mamãe!

35 semanas de GestaçãoNão há dúvidas de que durante esta semana você esteja sentindo bastante desconforto devido ao tamanho da sua barriga e aos incômodos que a gravidez proporciona.
Além do desconforto, você também deve estar sentindo um pouco de receio em relação ao parto. Algumas mulheres que estão nesta fase de gestação, só de pensar no parto ficam nervosíssimas, mas logo após o parto vêem que o nervosísmo foi atoa. Portanto, se você é uma delas, deixe esse nervosísmo de lado e procure relaxar o máximo possível para o dia do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os toques finais estão sendo adicionados ao seu bebê e ele continuará ganhando cerca de meio quilo por semana. Este é o momento aonde a maior parte da gordura que ele ganha, será depositada em suas perninhas, fazendo com que ele fique cada vez mais fofinho.
Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo proximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 600 gramas.
Devido ao rápido crescimento e ganho de peso do seu bebê durante estes dias, ele ocupou ainda mais espaço dentro do útero, o que faz com que a sua movimentação seja mais difícil. Portanto, se você notar uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê em relação às semanas anteriores, não se preocupe, pois é devido ao espaço limitado.
Enquanto os movimentos do seu bebê estão irregulares durante este período, ele poderá fazer o seu salto mortal para finalmente ficar na posição de entrega (de cabeça para baixo e os pés para cima).
As unhas dos pés e das mãos estão crescendo ainda mais, e logo elas se curvarão sobre as pontas dos pequenos dedos do seu bebê. Algumas semanas após o seu nascimento, certamente você terá que começar a apará-las.
O cérebro do seu bebê continua se crescer intensamente durante esta semana. Os neurônios e conexões estão se desenvolvendo ainda mais, e após o nascimento eles estarão perfeitamente conectados para receber estimulações. Lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina Ômega 3, pois estes ajudarão no desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Peixes como salmão, atum e sardinhas são ótimas fontes de vitamina Ômega 3.

Parto prematuro: Se o seu bebê nascesse nesta semana, ele poderia sobreviver sem problemas.

Alterações no seu corpo

Esta é a semana em que você poderá apresentar oscilações de humor constante. Você poderá começar a se preocupar incessantemente de coisas que geralmente não são preocupantes, e se esta é a sua primeira gravidez, também deve estar um pouco preocupada com o trabalho de parto. Mas, o importante é você não se preocupar muito com isto. Procure concentrar o seu pensamento na alegria que você terá após a chegada do novo membro da família.
Devido o seu bebê estar crescendo cada vez mais, o seu útero continuará a ser pressionado. Por isso, incomodações tais como indigestão e azia, podem continuar a incomodá-la durante esta semana. A fim de minimizá-las, ao invés de fazer grandes refeições ao dia você pode comer várias refeições não muito grandes, assim estaria ajudando o processo digestivo.
Ao você ficar sem sutiã, talvez você possa notar que o bico dos seus mamilos secaram. Seus seios ficaram ainda mais pesados, e agora você talvez comece a perceber algumas veias azuis em seus seios. Você também poderá notar o vazamento do leite chamado colostro.
Você pode ficar um pouco chorosa e propensa a explosões emocionais durante esta semana. Suas pernas e costas doem muito, e por causa disso você não tem vontade de fazer muita coisa. É como se o seu corpo estivesse pedindo por uma pausa depois de um longo período de incomodações. Então, aproveite para descansar e relaxar por alguns dias se você puder, e não se esqueça de continuar se alimentando da forma correta.

34 Semanas de Gestação

O seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo dentro do útero, e nas horas em que está acordado ele pratica as habilidades que desenvolveu durante os períodos anteriores da gravidez. Além disso, durante este período o seu bebê estará desenvolvendo o seu próprio sistema imunológico, o qual será responsável por produzir anticorpos para protegê-lo contra possíveis invasores, tais como vírus e bactérias.
34 semanas de GestaçãoNeste momento faltam poucas semanas para o dia do parto, e certamente você e seu parceiro devem estar dando os últimos retoques finais no quartinho onde o bebê dormirá.
O seu corpo está praticamente pronto para o dia do parto, conseqüentemente você deve estar experienciando bastante cansaço além de outras incomodações. Mas, mesmo assim provavelmente você deve estar se sentindo uma das mulheres mais felizes do mundo. Então, aproveite para compartilhar essa felicidade com o seu parceiro e combine junto com ele um jantar romântico com direito à luz de velas.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 33 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 300 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas a cada dia que se passa o seu bebê consegue beber cerca de meio litro de líquido amniótico, que inclusive, é o mesmo ambiente em que ele urina.
O revestimento vernix que protege a pele do bebê, agora está se tornando mais espesso, e o pêlo que cobriu o corpinho do seu bebê durante a sua estadia no útero praticamente sumiram.
Os pulmões estão estão totalmente desenvolvidos, e agora eles produzem uma substância chamada surfactante, a qual ajudará na renovação do oxigênio nos pulmões do seu bebê.
A maior parte dos bebês que estão neste período de gestação se encontram na posição de entrega (cabeça para baixo e pés para cima). Caso você ainda não saiba qual a posição do seu bebê, certamente o seu médico lhe dirá na sua próxima consulta. Portanto, não falte.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você poderá ter um aumento de peso significativo. O líquido amniótico atingirá sua capacidade máxima (cerca de dois litros), assim o seu bebê estará em repouso nas paredes do útero ao invés de flutuar em líquido amniótico.
Se durante algumas semanas atrás você estava sentindo algumas dificuldades para respirar, a partir desta semana você poderá não sentir mais. Isso se deve ao fato de seus pulmões deixarem de ser pressionados pela cabeça do seu bebê.
Você provavelmente já deve ter sentido algumas contrações de Braxton Hicks durante este período. A partir de agora essas contrações tendem a se intensificar. Normalmente elas são indolores e não rítmicas. Essas contrações é a forma do o seu corpo se preparar para o grande momento. Você deverá ficar atenta caso elas passem de quatro por hora, pois este é um sinal de que o trabalho de parto está próximo.
Se esta é a sua primeira gravidez, provavelmente deve estar pensando sobre o trabalho de parto. Muitas dúvidas começarão a surgir em sua mente, e algumas poderão deixar você um pouco nervosa e ansiosa, que por sinal não é bom.
Há estudos que revelam que a duração das dores no trabalho de parto estão muito relacionadas com o nível de ansiedade materna em relação ao processo do parto.
A ansiedade e estresse causam a produção de catecolaminas no sangue. Esta substância diminui a liberação de ocitocina impedindo que o trabalho não avance tão rapidamente quando deveria.
Portanto, na sua próxima consulta, tente sanar todas essas dúvidas relacionadas ao trabalho de parto com o seu médico para não haver possíveis complicações.

Meu Chá de Fraldas - 14/01/2012





                                                                               Titia Jenny
                                                                         Dindinha Giliane
                                                                         Amigas do Papai (Dell)
                                                                               Vovó Doreny
                                                                                   Titia Tânia
                                                                                       Titia Ana
                                                                                      Titia Carol
                                                                                   Titia Elaine
                                                                       Tia Jaque e Laurinha
                                                                             Minha Bisa Orenita
                                                                                  Titia Luciana
                                                                                     Titia Maria
                                                                                    Titia Fátima
                                                                       Minha Vó Maluca Eliane
                                                   As quatro gerações (Bisa,Vó,Mamãe e Sofia)
                                                    Vovó me ama cada vez mais a cada segundo...
                                                             Minhas vovós...(Eliane e Doreny)

Oração da Gestante

Senhor, um sonho grávido revelou-me a realização de um desejo íntimo: ser mãe mais uma vez.
Pulsa no âmago do meu ser a semente vital, um broto inquieto já brinca em meu ventre, transformando-o em um mundo maravilhoso.
Fico imaginando, óh Deus, a emoção que sentirei ao dar a luz esta criança e alimentá-la com meu leite, dar-lhe banho, trocar-lhe as fraldas, acalentá-la(o) e ensiná-la(o) a dar os primeiros passos.
Sei que a vocação materna impõe constante dedicação, responsabilidade e amor, por isso, aceito este sublime período de gestação, com muita esperança e alegria.
Dá-me energia para estar em paz comigo mesma.
Abençoa todas as gestantes e as mulheres que sonham, um dia ser mães.
Eu te ofereço este novo ser que vive em mim e que em breve irá me chamar de MÃE.
Peço-te, senhor, que abençoe os meus filhos.
Amém.
Fonte: Orkut – Perfil de Ana Karina

33 Semanas de Gestação

33 semanas de GestaçãoFinalmente você chegou na semana 33 da sua gravidez, e neste momento você já pode contar nos dedos quantas semanas faltam para finalmente chegar o dia do parto.
A partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta do que nas semanas anteriores. Isso se deve ao fato de você estar no final da sua gravidez, e por isso, o sinal de trabalho de parto poderá surgir a qualquer momento.
A esta altura você provavelmente deve estar bastante ansiosa para o dia do parto e com um pouquinho de receio do parto, o que é absolutamente normal. No entanto, procure controlar essas emoções e ficar mais relaxa para aliviar essa tensão.
Enquanto os sinais de trabalho de parto não aparecem, continue lendo e saiba quais alterações podem ocorrer com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gestação, o seu bebê tem aproximadamente 32 cm de comprimento, e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.
O cérebro do seu bebê agora está trabalhando arduamente para se desenvolver. Só nesta semana, o cérebro do seu bebê poderá aumentar de 5 até 20 cm devido à esse rápido desenvolvimento. Além disso, bilhões de neurônios se desenvolverão até o final desta semana.
A pele do seu bebê que até uns meses atrás era translúcida, está ganhando uma coloração rosada. Os pêlos que cobriam a pele do seu bebê durante o segundo trimestre da sua gestação, praticamente sumiram, e neste momento a pele do seu bebê começa a assumir as características dos bebês de comerciais de TV, bonita e macia.
O sistema imunológico do seu bebê começará a funcionar durante este período. Ele será responsável por defender o ambiente interno do seu bebê contra possíveis invasores externos, tais como bactérias e vírus.
Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.
Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistam acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.
No vídeo abaixo você poderá saber mais novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Veja:

Alterações no seu corpo

Nesta semana o seu útero está a 5 cm acima do seu umbigo, e o seu abdômen continuará a crescer. Você também pode sentir dificuldades para respirar devido à pressão que o seu útero está fazendo sobre os seus órgãos internos, além de outras incomodações tais como azia e e constipação.
Você também poderá desenvolver edemas ou inchaços, o que é comum nesta fase de gestação. No entanto, você deverá ficar alerta se estes sintomas vierem acompanhados de fortes dores de cabeça e inchaço dos pés e das mãos, pois estes são indícios de que você desenvolva pré-eclâmpsia, que pode ser considerado um grave problema.
Neste período, algumas mulheres começam a sentir dormência e formigamento nos dedos das mãos e punhos, além das cãibras nas pernas que talvez possam ser o sintoma mais intenso durante esta semana. Para evitá-las, siga as dicas abaixo:
  • Pratique exercícios físicos leves, como por exemplo uma caminhada;
  • Procure não ficar em pé ou sentada durante um longo período de tempo;
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio;
  • Sempre tente manter as penas elevadas quando estiver deitada;
Também é muito importante se lembrar de deitar-se para o lado esquerdo quando você for dormir, pois ajuda na circulação sanguínea e também na digestão e respiração. Se você preferir, faça o uso de travesseiros, pois eles ajudam bastante para conseguir uma posição confortável.

Tomar sol na gravidez ajuda a prevenir doenças respiratórias no bebê

Achei esta matéria bem interessante hoje na revista crescer. Leiam:


Estudo americano mostra que a vitamina D, que precisa do Sol para ser absorvida pelo organismo, fortalece o sistema respiratório da criança

Bruna Menegueço

A Sociedade Brasileira de Pediatra recomenda o uso de suplementos de vitamina D a partir do 15º dia de vida. Após o primeiro mês, você pode levar o bebê para passeios curtos ao Sol, de preferência até às 10 e após às 16h, para estimular a absorção da vitamina.
Shutterstock
Pode ser na praia, na piscina, no quintal ou na varanda de casa. Sentar no fim da tarde e tomar aquele solzinho é uma delícia, não é? Se você está grávida, aproveite porque ele faz muito bem para o seu bebê. 

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado na revistaPediatrics, mostrou que um alto nível de vitamina D em bebês pode prevenirinfecções respiratórias durante a infância. Apesar de ser encontrada em vários alimentos (como fígado, ovos, carne, manteiga, peixes - inclusive os enlatados - e óleo de fígado de peixe), a vitamina D necessita do Sol para ser absorvida pelo organismo. Por isso, muitas crianças nascem deficientes desse nutriente.
Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram a concentração da vitamina no cordão umbilical de 922 recém-nascidos e acompanharam a quantidade da mesma até as crianças completarem 5 anos. Aquelas com baixos níveis de vitamina D apresentaram duas vezes mais chances de desenvolver infecções respiratórias comparadas àquelas com maior concentração do nutriente no sangue. Os pesquisadores também notaram que a maioria dos bebês que nasceu durante o inverno tinha baixos níveis de vitamina.   

“Considerando que as infecções respiratórias são a causa mais comum de asma, suplementos de vitamina D ajudam na prevenção, particularmente durante o outono e o inverno, quando os níveis de vitamina D caem e aumentam os casos da doença”, explica o especialista Carlos Camargo, que conduziu o estudo. 

Estudos anteriores feitos pela equipe de Camargo mostraram que filhos de mulheres que tomaram suplementos de vitamina D durante a gravidez eram menos propensos a desenvolver chiado no peito (o que os médicos chamam de sibilância) durante a infância. 

32 Semanas de Gestação

Gravidez semana a semana

32 semanas de GestaçãoRealmente pode ser difícil de acreditar, mas neste momento só faltam 8 semanas para finalmente você poder segurar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.
Nesta fase da sua gestação, você entrou em um período em que qualquer indicação ou dor, pode ser indício de um trabalho de parto. Por isso, a partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta.
Geralmente, esta é a semana em que começa a surgir um monte de dúvidas sobre o parto. Como certamente o seu médico vai querer ver você com mais freqüência durante este período, aproveite para sanar todas as suas dúvidas.
Enquanto o grande momento não chega, continue lendo e aproveite para saber as alterações que podem ocorre com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê começará a passar por um processo de rápido ganho de peso, e continuará crescendo. Até o final desta semana ele poderá estar pensado 1,8 Kg e medindo cerca de 31 cm de comprimento.
Você provavelmente já deve ter notado uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê durante esta semana. Isso acontece devido ao rápido desenvolvimento que o seu bebê vem apresentando, fazendo com que o espaço que ele ocupa dentro do útero fique mais apertado, assim, dificultando que ele ou ela realize alguns movimentos. Mas, mesmo assim o seu bebê continuará a dar chutinhos e soquinhos. Se isso não acontecer, você deverá avisar ao seu médico imediatamente.
Diferente de alguns anos atrás, hoje os cientistas acreditam que há poucas diferenças entre um feto de 32 semanas e um bebê recém-nascido. Antigamente, pensava-se que o desenvolvimento mental só era possível após o nascimento. Mas agora, os cientistas acreditam que os bebês que estão nesta fase de gestação podem ser capazes de pensar e até mesmo criarem lembranças.
Durante esta semana o seu bebê pode começar a posicionar-se para o nascimento, isto é, com a sua cabeça para baixo. Se o seu bebê não se posicionar para baixo, ainda haverá bastante tempo para que ele ou ela possa mudar de posição.
Os toques finais da aparência do seu bebê estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo lanugem que cobriu o corpinho do seu bebê desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência do seu bebê se aproxima ao de um bebê recém-nascido.

Alterações no seu corpo

Neste período da sua gestação, o seu útero pode estar medindo cerca de 5 cm acima do seu umbigo, e fazendo com que os seus órgãos sejam pressionados. Devido à isso, você pode começar algumas incomodações tais como azia e constipação.
Há alguns truques para minimizar esses incômodos. A azia por exemplo, você deverá começar a fazer pequenas refeições, ao invés de uma única refeição grande. A constipação poderá ser minimizada através de alimentos ricos em fibras e bebendo bastante água. Se você ainda se sentir desconfortável e não conseguir evacuar sem dor, peça para que o seu médico indique um laxante sem contra-indicações para gestantes.
Seu corpo está começando a produzir um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio será responsável por tornar a pélvis mais amolecida, proporcionando a flexibilidade necessária para o parto. A relaxina também pode provocar inchaço nos pés. No entanto, você não deve se preocupar, pois o inchaço é temporário.
Seus seios podem começar a secretar pequenas quantidades de leite, chamado de colostro. Esse leite, será responsável por nutrir e proteger o seu bebê contra infecções durante os primeiros dias de vida.
Fazer exercícios físicos durante este período ainda é muito importante para você. No entanto, você não deve fazer exercícios que requerem muito esforço, e sim exercícios leves. Experimente fazer exercícios leves como natação, alongamento ou uma boa caminhada.

Bem Vindo 2012

A vida é sempre uma festa,
e em cada dia do ano, sim,
pois há alegria manifesta  
todos os dias pra ti e pra mim...

Se nós repararmos muito bem
nem tudo é um mar de rosas,
mas nem tudo é só mau também
e há pessoas tão maravilhosas...

Sejamos bons uns com os outros
e a vida será sempre a festejar
e a felicidade entre os lucros
ao fim do dia e o sol a apaixonar!

HAJA MOTIVO PARA NOS ALEGRARMOS
E TODOS OS DIAS ALGO FSTEJARMOS!

PAZ, SAÚDE, AMOR, ALEGRIA
E NOSSO SER SEMPRE EM SINTONIA
COM O INCOMENSURÁVEL UNIVERSO
A QUEM DEDIQUEMOS O MELHOR VERSO!