Dor de Cabeça na Gravidez

Ponto principal: A maioria dos remédios para dor de cabeça, como a aspirina e o ibuprofeno, não é recomendada para mulheres grávidas. O paracetamol, porém, é considerado seguro. Mas, antes de apelar para os medicamentos (sempre consultando o médico), você pode tentar algumas alternativas. 

Desde que engravidei, venho tendo dores de cabeça horríveis. Por quê? 

Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, em especial no primeiro trimestre. Se você sempre teve uma tendência às cefaléias, a gestação pode agravar o problema.   

Os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, mas apostam nas mudanças hormonais que revolucionam seu corpo, e nas alterações na circulação sanguínea. 

Deixar de consumir bebidas ricas em cafeína (o que é muito positivo para a gravidez) pode ter o efeito colateral de acabar provocando dor de cabeça. Entre outros possíveis responsáveis pela dor estão o cansaço permanente, a congestão nasal, o estresse e a fome. 
 A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, as dores de cabeça da gravidez tendem a diminuir ou ir embora no segundo trimestre. Os médicos acreditam que isso acontece porque o fluxo de hormônios se estabiliza, e o corpo se acostuma às alterações químicas que sofreu. 

Já as enxaquecas (um tipo de dor atribuído ao funcionamento anormal dos vasos sanguíneos da cabeça) são outra história. Para algumas mulheres que sofrem do mal, ele até melhora na gravidez, mas para outras os episódios de dor se tornam mais frequentes e mais intensos. 

Posso tomar alguma coisa para aliviar a dor de cabeça? 

A maioria dos remédios contra cefaléia, como a aspirina e o ibuprofeno, não são recomendados. O paracetamol é considerado seguro para grávidas, se tomado com moderação. Sempre converse com o obstetra antes de tomar qualquer remédio durante a gestação. 

É seguro continuar tomando meu remédio contra enxaqueca? 

Depende do medicamento. Converse com o médico para saber se o remédio que está acostumada a tomar pode ser usado durante a gravidez. 

A dor de cabeça pode indicar um problema mais sério? 

Em algumas ocasiões, que são raras, a dor de cabeça pode ser sinal de um problema mais grave. Por exemplo, se você também estiver com a pressão alta e for detectada proteína em sua urina, você pode ter pré-eclâmpsia, um tipo de hipertensão muito perigosa durante a gravidez. 

Mas, para a grande maioria das mulheres, as dores de cabeça são um efeito colateral desagradável mas temporário de ter um bebê na barriga. 

Tirando os remédios, há algum truque para aliviar a dor? 

Você pode experimentar as seguintes estratégias: 

• Descubra o que deflagra a dor 
Você fica com a cabeça latejando depois de passar muito tempo dentro do escritório abafado? Então saia de vez em quando para respirar ar fresco. 

Suas dores de cabeça aparecem quando você discute com seu parceiro ou briga com as crianças? Pense em maneiras de evitar essas situações antes que a irritação provoque a dor física. 

• Use a velha e boa compressa 
Aplique uma compressa de água morna em torno dos olhos e do nariz para cefaléias ligadas à congestão nasal, e uma compressa de água fria na nuca no caso de dores de cabeça tensionais. 

• Submeta-se a uma massagem 
Se você tiver tempo e dinheiro, aproveite e marque uma massagem de corpo inteiro com um profissional treinado. Mas, se o luxo estiver fora do seu alcance, peça a seu parceiro para massagear suas costas e sua nuca, ou apele para uma lavagem de cabelo caprichada no salão de beleza. 

A massagem funciona bem principalmente nas dores de cabeça causadas pela tensão que vai se acumulando nos músculos do pescoço, dos ombros e das costas. 

• Coma com frequência e em porções pequenas 
Níveis baixos de açúcar no sangue costumam provocar dor de cabeça. Se você comer com mais frequência, pode evitar o problema. 

Se não der tempo de parar para um lanchinho, mantenha algumas guloseimas saudáveis (bolachas, frutas, barras de cereal) dentro da bolsa. 

• Faça atividades físicas 
Há indicações científicas de que a prática regular de atividade física pode reduzir a frequência e a intensidade das enxaquecas. 

• Tome um banho frio 
Uma chuveirada de água fria é um remédio simples mas eficaz para alguns tipos de enxaqueca, porque contrai os vasos sanguíneos dilatados, o que proporciona um alívio rápido, embora às vezes de curta duração. Se não der para tomar um banho, lave o rosto com água fria. 

• Tente a acupuntura 
O tratamento com acupuntura é considerado seguro e eficaz contra dores de cabeça (e contra enjôos). Peça ao médico ou a amigos a indicação de um acupunturista.

Drinques para Gestantes na comemoração de 2012

Adorei esta matéria que vi agora no Blog  http://semprematerna.uol.com.br/  e decide colocar aqui também. Acompanhem...



BRINDE COM DRINQUES SAUDÁVEIS E SOFISTICADOS

Por: Redação Sempre Materna
Ilustração/Foto: Photl.com
Publicado em: 28/12/2011
2012 se aproxima. É hora de celebrar o ano que passou e fazer os votos para um futuro cheio de saúde, paz, amor e harmonia. Tudo isso pede comemoração ao lado de pessoas amadas e as gestantes, claro, não podem ficar de fora, inclusive por terem um motivo a mais para festejar: a chegada do tão aguardado bebê. 

Pensado nisso, a Sempre Materna preparou uma série de receitas para preparar drinques saudáveis e sem álcool. Assim, as futuras mamães podem comemorar em grande estilo. São receitas fáceis e práticas de fazer, especialmente preparadas pela nutricionista da Clínica Genesis, Gabriela Ghedini.

Evite
Antes de começar os preparativos, a especialista ressalta alguns cuidados que as grávidas precisam ter. “Mulheres diabéticas ou acima do peso devem trocar o açúcar por adoçante (Stévia e Sucralose, evitar Sacarina, Ciclamato e Aspartame), além de moderar na adição de leite condensado e groselha”, diz. Outra regra importante, é que apesar de não terem álcool, recomenda-se não tomar mais de uma dose dos drinques.

Água de coco deve ser evitada por hipertensas e diabéticas, pois contém muito sódio e glicose. “Para se ter uma idéia, 100 ml contém aproximadamente 105 mg de sódio”, comenta Grabriela. 

Refrigerantes adicionados nas bebidas servem somente para dar leve sabor em datas especiais, não deve ser habitual, já que aumentam a tendência para formação de gases e causam desconforto na região abdominal. O uso do creme de leite e leite condensado também não é recomendado. Deve-se optar pelas versões desnatadas ou lights.

Dicas
O gengibre, desde que com moderação, o pode dar um toque especial para o drink. “Tem ótimo efeito para evitar ou amenizar sintomas como enjôo e náuseas, que normalmente acontecem no primeiro trimestre da gestação”, diz a especialista. 

Sucos de frutas são excelentes para as futuras mamães e quando combinados com legumes, aumentam ainda mais o aporte de vitaminas e minerais, que nesta fase é de extrema importância.

Dadas as devidas recomendações, até o dia 01/01/2012, a Sempre Materna vai trazer receitas especiais de drinques para as festas de fim de ano. Alguns deles, também podem ser feitos no dia-a-dia e são ótimas opções para aproveitar as férias. Mas lembre-se: sem exageros!


Coquetel de frutas sem álcool

Ingredientes:
 1 xícara (chá) de suco de laranja
Suco de 1 limão
 1 xícara (chá) de água
 1 fatia de abacaxi
 1 beterraba
 1 colher (sopa) de açúcar
Cerejas à gosto

Modo de Preparo:
Descasque o abacaxi e a beterraba. Misture com os outros ingredientes no liquidificador. Peneire em seguida. Coloque o coquetel em taças. Decore com cereja. Sirva gelado. 

Batida de Morango

Ingredientes:
350g de morangos
1/2 lata de leite condensado light
2 xícaras de chá de água mineral gasosa
Gelo picado
 
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

31 Semanas de Gestação

31 semanas de GestaçãoDurante esta semana a contagem regressiva se inicia, e agora só faltam nove semanas para finalmente chegar o dia do parto. A maioria das mulheres nesta fase de gestação ficam bastante ansiosas pela espera do bebê, e sem dúvida esta também deve ser a sua situação.
O que recomendamos para você neste momento é que controle a sua ansiedade e esteja bem relaxada para o dia do parto, que por sinal pode acontecer a qualquer momento.
Enquanto o momento esperado não chega, continue lendo e saiba as alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

O desenvolvimento do seu bebê continua durante esta semana, e neste momento o seu bebê pode estar medindo cerca de 30 cm e pesando aproximadamente 1600 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas durante esta semana o seu bebê estará em surto de crescimento. Isso mesmo, ele não vai crescer tanto como nas semanas anteriores, mas em contrapartida ele começará a engordar bastante, chegando a uma taxa de quase meio quilo por semana.
Devido ao tamanho que o seu bebê cresceu nas últimas semanas, mais o peso que ele ganhará durante esta semana, o espaço no útero que ele ocupa ficará ainda mais apertado, dificultando assim a sua movimentação.
A estrutura óssea do seu bebê continua a se desenvolver, e neste período ela ficará ainda mais forte. Seu corpo começa a deixar de ter a aparência enrugada de algumas semanas atrás e começa a ter a sua forma normal.
Até o momento, os pulmões do seu bebê são os únicos sistemas que ainda não estão totalmente formados e preparados para a vida forora do útero, mas continuam a se desenvolver durante esta semana.
Se o seu bebê é um menino, os seus testículos irão descer para o escroto, e caso seja uma menina, o clitóris ainda não estará coberto pelos grandes lábios.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero pode estar medindo cerca de 4,5 cm acima do seu umbigo, e cada vez mais o seu útero pressiona o seu diafragma, fazendo com que talvez você sinta falta dificuldades para respirar. Sem dúvida essa sensação não é muito boa, e felizmente ela irá embora após o nascimento do seu bebê.
As glândulas do leite em seus seios podem começar a produzir colostro. Ele será responsável por fornecer as calorias e nutrientes necessários para o seu bebê durante os primeiros dias de vida. Ele também protegerá o seu bebê contra infecções e outras complicações perigosas durante as primeiras semanas de vida.
A textura do colostro pode variar de mulher parar mulher. Algumas podem secretá-lo com uma forma espessa e meia amarelada e outras de forma aguada e bem fininha.
Neste período você pode começar a sentir contrações, também chamadas de contrações de Braxton Hicks. Normalmente elas são indolores, e é a maneira como o corpo se prepara para o trabalho de parto. Se as suas contrações vierem acompanhadas com dores ou forem freqüentes (a cada 10 minutos ou menos), você deverá contatar o seu médico imediatamente.
    Durante este período você deve estar pensando mais sobre o dia do parto e sobre os tipos de parto. Algumas mulheres preferem ter os seus bebês em parto normal, enquanto outras preferem cesariana. Este é um assunto muitas vezes polêmico. Muitas mulheres sentem que os riscos de um parto normal superam aqueles associados ao parto cesárea, e por esse motivo optam por fazer parto cesáreo, e outras optam por parto normal devido a recuperação pós-parto ser mais rápida.
    Se você ainda está em dúvida em relação ao parto, procure conversar com o seu médico sobre qual é o tipo de parto mais adequado para o seu caso. Jamais tome uma decisão sem antes conversar com ele.

    Feliz Natal

    Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

    É o que Eu (Sofia), Mamãe e maninho (thor) desejamos a todos vocês nossos amigos!

    Gravidez e Calor

    Durante as altas temperaturas, gestantes devem evitar efeitos nocivos do sol e privilegiar alimentação leve 
    Se para qualquer um, os dias quentes de verão exigem maior proteção e hidratação da pele e do organismo, para as gestantes, a preocupação deve ser redobrada.
     “A mulher abriga um ser em formação, por isso é preciso ter boas condições físicas para o bem-estar do bebê”, ressalta o obstetra Talvanes Ferrari Parizio, do Hospital Belo Horizonte.
    Os cuidados envolvem a hidratação, a alimentação, a higiene pessoal, o uso de cosméticos e de roupas apropriadas, bem como a redução à exposição aos raios solares e a ida a piscinas e praias. 
    O primeiro passo para manter a saúde, durante a estação, é se hidratar. Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação contribui para a regulação da temperatura corporal. A água é primordial, mas a gestante pode ingerir também sucos e chás gelados, e não deve abrir exceção para o refrigerante, que causa celulite e leva ao sobrepeso. 
    Outro passo é evitar os efeitos nocivos do sol, pois gestante e raios ultravioletas não combinam. No período gestacional, a pele da mulher tende a estar mais esticada, o que potencializa os danos causados pelos raios, como queimaduras, insolação e desidratação. A indicação é evitar exposição entre 9h e 17h. O uso do filtro solar com alto fator de proteção é obrigatório, mesmo quando ela estiver na sombra ou em dias nublados. 

    Devido à umidade, principalmente nas partes íntimas e nas dobras da pele, é preciso muito cuidado para evitar infecções na pele; crescimento de fungos, como os que causam a cândida, e as micoses. Talvanes aconselha que, ao ir ao banheiro, o melhor é se lavar em detrimento do uso de papel higiênico. “É necessário secar rigorosamente a região. O papel é mais abrasivo e, quando fica algum resíduo, é mais propícia a proliferação de gérmens e fungos”, diz. 

    Para evitar os danos causados pela transpiração e o suor, uma boa pedida é o uso de roupas de algodão em detrimento de peças sintéticas, que retêm o calor. “Já o algodão absorve e dissipa o calor. As mulheres devem usar roupas confortáveis e adequadas ao tamanho, de acordo com a idade da gravidez”. Porém, os cuidados com as roupas vão além da escolha do material. Ao lavá-las não deixe nenhum resíduo químico de sabão ou de amaciante. 

    Ao irem a praias e piscinas, as grávidas devem se proteger ainda mais, pois esses locais são propícios ao crescimento de fungos e bactérias. Elas devem sempre se sentar em toalhas, evitando o contato direto com a areia, bancos e piscinas. Como ficam mais sensíveis, podem se contaminar mais facilmente. Se o contágio é facilitado, o tratamento pode ser mais complicado, porque elas não podem tomar todos os medicamentos. 

    LEVES
    Para ter um verão agradável e saboroso, as gestantes devem ter bastante cuidado com a alimentação. Devem privilegiar as saladas, frutas e verduras e evitar combinações e pratos muito exóticos. O sal deve ser usado com parcimônia, já que o condimento provoca retenção de água no espaço intracelular, o que pode resultar em edemas e inchações.
    O calor é bastante desconfortável e, principalmente na gestação, pode levar à dilatação de veias e artérias. “Por isso, a tendência das gestantes é a queda de pressão. Muitas vezes, elas têm tonturas e desmaios. Já a pressão alta está ligada aos meses de inverno.” Para evitar o desconforto, no verão, é melhor procurar ambientes ventilados. 

    Grandes inimigas da beleza facial, as manchas do rosto tendem aparecer principalmente no verão, dada à exposição aos raios solares. “As grávidas estão com os hormônios à flor da pele, por isso aumentam as chances de aparecerem os cloasmas gravídicos, aquelas manchas marrom ou mais escuras. Elas são mais difíceis de serem tratadas.
    Então, quanto menor o efeito do sol, mais fácil a recuperação”, alerta Talvanes. O conselho é proteger colo, braços e rosto. As limpezas de pele estão liberadas, mas não é indicado fazer tratamentos como esfoliação ou qualquer outro que tenha produtos a base de isotretinoína e derivados – comum no combate a acnes. Com esses cuidados, a gestante poderá curtir todo o verão de forma saudável e agradável.

    PISCINAS, SAUNAS E PRAIAS 

    • Procure sempre forrar com a toalha os locais onde for se sentar 
    • Evite contato direto com locais úmidos 
    • Evite contato com a areia que pode estar com fezes de animais 

    COSMÉTICOS 

    • Não faça nenhum tratamento com produtos que tenham isotretinoína e derivados 

    CUIDADOS COM O SOL 

    • Use sempre protetores solar com alto fator de proteção, mesmo na sombra ou em dias nublados 
    • Procure lugares arejados 

    HIDRATAÇÃO 

    • Beba bastante líquido. Preferencialmente água, mas também sucos e chás gelados. Evite, porém, tomar refrigerantes, que causam celulite e resultam em ganho de peso. 

    ALIMENTAÇÃO 

    • Dê preferência a saladas, frutas e verduras 
    • Evite comidas pesadas 
    • Em locais duvidosos, procure tomar água mineral 
    • Use o sal com parcimônia 
    • Não coma comidas estranhas e pesadas 
    • Não coma carne nem peixe crus 

    HIGIENE 

    • Ao ir ao banheiro, prefira lavar e secar bem as partes íntimas, em vez do papel higiênico 
    • Mantenha seca as partes íntimas e as dobras da pele para evitar fungos e bactérias 
    • Ao lavar as roupas retire os resíduos químicos do sabão em pó e amaciantes

    ROUPAS 

    • Use roupas de algodão em vez de peças sintéticas 
    • Procure usar peças confortáveis condizentes com o tempo de gestação 

    Está grávida de 30 semanas – já só faltam 70 dias!

    Está grávida de 30 semanas – já só faltam 70 dias!

    Aponte uma luz para a barriga – o bebé já a segue.



    O bebé tem agora quase 40 centímetros e pesa pouco mais de 1,350 kg. Está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume irá diminuir à medida que o bebé cresce e preenche o útero. O bebé consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e consegue até acompanhar uma fonte de luz. 
    Depois de nascer, manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, irá reagir a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância da cara. Como vai querer pegá-lo ao colo o mais possível, essa será a posição perfeita para que o bebé a veja com olhos de ver.
    É mesmo verdade:
    Investigações demonstram que as mulheres grávidas têm 15% mais falhas de memória do que as mulheres que não estão grávidas. A memória regressa após o parto.

    Gravidez 30 Semanas

    Caso você ainda não saiba, é tempo para informar-se sobre todo o procedimento e o que deve fazer durante o parto. Você pode pensar em pular esta parte, como pensamento "O que eu não sei não pode me machucar", mas é bom conscientizar-se: o que você não sabe doerá mesmo assim! Então,  é melhor agir.
    Ter aulas de parto é comparável às do Ensino Regular, e estar preparada para as provas é tão importante quanto se  preparar para o parto, principalmente por poder ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".

                                                30 SEMANAS

    Seu corpo


    Por mais que você esteja aproveitando para ganhar peso como um lutador de sumo e estar inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), há razões para se prestar muita atenção tanto a uma quanto a outro. Pré-eclâmpsia, ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal, ocorrida em uma pequena percentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres reconheçam os sinais e entrem em contato com o médico, imediatamente, se um ou mais dos sintomas estão presentes.
    Embora a pré-eclâmpsia seja potencialmente muito perigosa, quando devidamente tratada, pode ser administrada. Eis alguns sinais de pré-eclâmpsia:extremo inchaço, dores de cabeça e / ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o médico manterá o olho em sua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena ficar superatenta a seus sintomas; você, todavia, não deveria perder sono preocupada com a doença. Apenas se concentre em tomar cuidado de si mesma e do bebê.
    Outro efeito colateral da gestação, e arrasador, mas significativamente menos grave, é a hemorroida. Não fique envergonhada! Inchaço dos vasos sanguíneos "lá embaixo" é comum durante a gravidez. Para tentar evitar, as grávidas devem tomar algumas providências: ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna, várias vezes ao dia, pode ajudar, e é iimportante também evitar a prisão de ventre. Para alcançar esse objetivo, deve-se adotar uma dieta rica em fibras e beber bastante água durante o dia, ou seja, no mínimo 2 litros. A boa notícia é que as hemorroidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir, depois do parto. Então, você estará ainda mais tranquila para curtir seu bebezinho.

    Seu bebê

    Grandes notícias para o cérebro do bebê esta semana: A cabeça dele está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:
    • O bebê está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero. O neném consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e pode  até mesmo acompanhar uma fonte de luz;
    • Depois de nascer, seu neném manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como você estará com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebê consiga vê-la;
    • As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las, ficará mais fácil com o tempo, nós prometemos! Em adição, a medula óssea está trabalhando a pleno vapro na produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, essa é uma boa nova;
    • O seu bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia, ele lhe dirá em qual posição o bambino está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição;
    • Seu bebê não ganhou muito peso ou altura, esta semana, pois a maior parte da energia tem sido canalizada para o cérebro.

    Sua vida

    Caso planeje voltar ao trabalho após dar à luz, ou mesmo depois da licença-maternidade, eis o momento de investigar diferentes opções de cuidados para crianças: creche, babá, vovó, titia.Pode parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, mas algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera, além de se demorar várias semanas para encontrar a babá correta.
    Confira os seus benefícios na empresa em que trabalha; algumas têm creche no local, e outras, subsidiam uma próxima ao local de trabalho, de modo que você não tenha que pagar preço integral. Essa é uma decisão difícil para muitas famílias: como balancear as realidades financeira e profissional com as necessidades pessoais da sua família?
    Todas as decisões são tarefas pesadas, e o que pode funcionar para uma nova mãe pode não dar certo para outra. Como todas as grandes decisões da vida são melhor decididas durante as refeições, por que não partilhar um mega sundae com o seu marido para discutir sobre o assunto? Um chantili extra, provavelmente, ajudará a tomar uma decisão sentata, rs.

    O que você está pensando...

    "Só mais dez semanas e eu poderei dormir deitada novamente!"

    Faz bem comer...

    Procure ingerir aspargo,em forma de salada ou em conserva. Eis umalimento muito nutritivo que contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), betacaroteno (pró-vitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

    É bom saber...

    A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos à sua alimentação e não desista, nem se canse, de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio - aproximadamente 200 mg de cálcio é depositado no esqueleto do bebê,  a cada dia - formam a sua lista de prioridades. Neste período, o esqueleto do bebê modifica-se, seus ossos tornam-se mais duros; e cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.

    Futuro papai

    Caso você ainda não saiba o sexo do bebê,  seus parentes podem estar fazendo vários testes e desenvolvendo inúmeras teorias para adivinhar. Algumas dessas são muito engraçadas; por exemplo: se o pai é o mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é o mais calmo, então é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz nada, é menina; se o pai perde peso junto a mãe, é menino; se ganha  peso é menina.
    E aí, papai? O que está se passando com você?