Aumento de Peso na gravidez...


Essas duas palavrinhas "aumento" e "peso" acabando se tornando um grande pesadelos para as mamães...   E navegando em uma site que gosto muito, o BabyCenter, pude ler um pouquinho mais sobre esse assunto, sobre o ganho normal de peso para cada pessoa, o que pode comer, o que devemos evitar... muito útil... Mas, primeiro vou deixar aqui uma matéria que é bastante explicita em relação à que "temos sim que engordar" .. Claro que a regrinha abaixo não se aplica a todas, pode acontecer que  engorde menos ou um pouquinho a mais... Mas esse é o normal...
Qual é o ganho de peso ideal na gravidez?

Antes de qualquer coisa, ponha na sua cabeça que não tem jeito, você vai engordar. O ganho de peso é necessário porque seu corpo está crescendo e mudando, para proporcionar as melhores condições ao bebê. Veja para onde vão os quilos extras:• Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3 kg.• Ao longo da gravidez, a camada muscular do seu útero cresce bastante, e passa a pesar900 g a mais.• A placenta, que nutre o bebê, pesa 600 g ao final da gravidez.• Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais. 

• O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg.
• Você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2,6 kg.• Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 2,5 kg

Portanto, ao final da gravidez, por essa mé
dia, você estaria pesando 11,2 kg a mais do que pesava antes de engravidar. É claro que as coisas não funcionam bem assim, já que ninguém é uma média. 

Para calcular direitinho o ganho de acordo com seu peso anterior à gestação e sua altura, clique na imagem abaixo. 

E em relação aos alimentos??? 

Não precisa se estressar com a alimentação. Basta ser razoável. Uma mulher grávida precisa de cerca de 2.500 calorias por dia. Uma alimentação sensata é a que tem cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia, e alimentos de todos os grupos: 

• Cerca de 10 por cento das suas calorias deve vir de proteínas, como carne, peixe, ovos e grãos. 

• Cerca de 35 por cento das suas calorias deve vir de derivados do leite, como manteiga e queijo, e de gordura (por exemplo a gordura da carne ou do frango, nozes e amêndoas etc.). A proporção é um pouco menor para quem está acima do peso. 

• Cerca de 55 por cento das suas calorias (a maior parte) deve vir dos carboidratos, como pão, macarrão, arroz, feijão e cereais em geral. Produtos integrais são melhores que os feitos com farinha branca. Além de mais saudáveis, eles prolongam a sensação de saciedade. 

Não há problema em comer um chocolate de vez em quando, mas não se esqueça de que quase tudo o que você engordar na gravidez vai continuar no seu corpo por um tempo depois que o bebê nascer. Emagrecer logo depois do parto não é lá muito fácil.

Estou grávida e agora fiquei ainda mais louca por chocolate. Posso comer sem medo?

Boa notícia: pode! Os especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês. 

Na verdade, há até um estudo finlandês mostrando que mulheres que comeram chocolate durante a gravidez acabaram tendo bebês mais tranquilos. 

Outra pesquisa indica ainda que o chocolate, especialmente o tipo meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina). 

Claro que a moderação deve ser sempre a norma, já que chocolate demais pode dar enjôo e, ainda por cima, fazer você engordar além da conta, por ser um alimento calórico. 



Fonte: http://maedeprimeiraviagemsara.blogspot.com/2009/04/aumento-de-peso-na-gravidez.html

Desenvolvimento fetal - 27 semanas de gravidez

Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo. Veja detalhes na figura abaixo.
                               
                               27 Semanas


 

O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve. 
Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável. 
Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir. 
A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibras nas pernas, hemorroidasvarizes e coceira na barriga. 

Personalidade do Bebê

A partir do momento em que nasce poderá constatar que o seu bebé já tem uma personalidade, e poderá ver isso através das suas actividades básicas. Pode ser um bebé calmo e chorar pouco, ou pode,  querer atenção e chorar muito. Pode ser um bebé que bebe bem um biberão sem complicações, ou pode ser um bebé que fica irritado passado pouco tempo de estar a mamar, ter dificuldade em beber o biberão e gritar bastante.  Pode ser paciente quando tem fome e não chorar, ou pode estar impaciente e chorar muito e depois de comer bolsar o leite que bebeu. Pode ser um bebé que dorme a noite toda, como um que não quer ficar sozinho e quer companhia. Pode ser uma criança que se entretém a brincar sozinha, ou outra que necessita de mimos, brinquedos e pessoas perto dela.

Estimule:

Não seja negativa, principalmente no que toca ao relacionamento com o seu filho. Responda sempre ás suas chamadas de atenção pois caso contrário a criança pensará que não é importante e deixará de a solicitar. Estimule, recompense e elogie sempre que possa o seu filho, utilizando palavras carinhosas e expressões agradáveis . o contacto físico é muito importante para o relacionamento demonstre-lhe o seu afecto e diga-lhe em palavras que” gosta muito dela”. A confiança, a afabilidade, a cordialidade, sinceridade, segurança desenvolvem-se nos primeiros meses de vida, por isso seja positiva em tudo o que fizer.

Cuidados com o Calor na Gestação

Durante as altas temperaturas, gestantes devem evitar efeitos nocivos do sol e privilegiar alimentação leve. 
Se para qualquer um, os dias quentes de verão exigem maior proteção e hidratação da pele e do organismo, para as gestantes, a preocupação deve ser redobrada.
 “A mulher abriga um ser em formação, por isso é preciso ter boas condições físicas para o bem-estar do bebê”.
Os cuidados envolvem a hidratação, a alimentação, a higiene pessoal, o uso de cosméticos e de roupas apropriadas, bem como a redução à exposição aos raios solares e a ida a piscinas e praias. 
O primeiro passo para manter a saúde, durante a estação, é se hidratar. Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação contribui para a regulação da temperatura corporal. A água é primordial, mas a gestante pode ingerir também sucos e chás gelados, e não deve abrir exceção para o refrigerante, que causa celulite e leva ao sobrepeso. 
Outro passo é evitar os efeitos nocivos do sol, pois gestante e raios ultravioletas não combinam. No período gestacional, a pele da mulher tende a estar mais esticada, o que potencializa os danos causados pelos raios, como queimaduras, insolação e desidratação. A indicação é evitar exposição entre 9h e 17h. O uso do filtro solar com alto fator de proteção é obrigatório, mesmo quando ela estiver na sombra ou em dias nublados. 

Devido à umidade, principalmente nas partes íntimas e nas dobras da pele, é preciso muito cuidado para evitar infecções na pele; crescimento de fungos, como os que causam a cândida, e as micoses.  “É necessário secar rigorosamente a região. O papel é mais abrasivo e, quando fica algum resíduo, é mais propícia a proliferação de gérmens e fungos”.

Para evitar os danos causados pela transpiração e o suor, uma boa pedida é o uso de roupas de algodão em detrimento de peças sintéticas, que retêm o calor. “Já o algodão absorve e dissipa o calor. As mulheres devem usar roupas confortáveis e adequadas ao tamanho, de acordo com a idade da gravidez”. Porém, os cuidados com as roupas vão além da escolha do material. Ao lavá-las não deixe nenhum resíduo químico de sabão ou de amaciante. 

Ao irem a praias e piscinas, as grávidas devem se proteger ainda mais, pois esses locais são propícios ao crescimento de fungos e bactérias. Elas devem sempre se sentar em toalhas, evitando o contato direto com a areia, bancos e piscinas. Como ficam mais sensíveis, podem se contaminar mais facilmente. Se o contágio é facilitado, o tratamento pode ser mais complicado, porque elas não podem tomar todos os medicamentos. 

LEVES
Para ter um verão agradável e saboroso, as gestantes devem ter bastante cuidado com a alimentação. Devem privilegiar as saladas, frutas e verduras e evitar combinações e pratos muito exóticos. O sal deve ser usado com parcimônia, já que o condimento provoca retenção de água no espaço intracelular, o que pode resultar em edemas e inchações.
O calor é bastante desconfortável e, principalmente na gestação, pode levar à dilatação de veias e artérias. “Por isso, a tendência das gestantes é a queda de pressão. Muitas vezes, elas têm tonturas e desmaios. Já a pressão alta está ligada aos meses de inverno.” Para evitar o desconforto, no verão, é melhor procurar ambientes ventilados. 

Grandes inimigas da beleza facial, as manchas do rosto tendem aparecer principalmente no verão, dada à exposição aos raios solares. “As grávidas estão com os hormônios à flor da pele, por isso aumentam as chances de aparecerem os cloasmas gravídicos, aquelas manchas marrom ou mais escuras. Elas são mais difíceis de serem tratadas.
Então, quanto menor o efeito do sol, mais fácil a recuperação”, alerta Talvanes. O conselho é proteger colo, braços e rosto. As limpezas de pele estão liberadas, mas não é indicado fazer tratamentos como esfoliação ou qualquer outro que tenha produtos a base de isotretinoína e derivados – comum no combate a acnes. Com esses cuidados, a gestante poderá curtir todo o verão de forma saudável e agradável.

PISCINAS, SAUNAS E PRAIAS 

• Procure sempre forrar com a toalha os locais onde for se sentar 
• Evite contato direto com locais úmidos 
• Evite contato com a areia que pode estar com fezes de animais 

COSMÉTICOS 

• Não faça nenhum tratamento com produtos que tenham isotretinoína e derivados 

CUIDADOS COM O SOL 

• Use sempre protetores solar com alto fator de proteção, mesmo na sombra ou em dias nublados 
• Procure lugares arejados 

HIDRATAÇÃO 

• Beba bastante líquido. Preferencialmente água, mas também sucos e chás gelados. Evite, porém, tomar refrigerantes, que causam celulite e resultam em ganho de peso. 

ALIMENTAÇÃO 

• Dê preferência a saladas, frutas e verduras 
• Evite comidas pesadas 
• Em locais duvidosos, procure tomar água mineral 
• Use o sal com parcimônia 
• Não coma comidas estranhas e pesadas 
• Não coma carne nem peixe crus 

HIGIENE 

• Ao ir ao banheiro, prefira lavar e secar bem as partes íntimas, em vez do papel higiênico 
• Mantenha seca as partes íntimas e as dobras da pele para evitar fungos e bactérias 
• Ao lavar as roupas retire os resíduos químicos do sabão em pó e amaciantes

ROUPAS 

• Use roupas de algodão em vez de peças sintéticas 
• Procure usar peças confortáveis condizentes com o tempo de gestação 

Tipos de Parto

Mamãe, hoje a Dinda separou alguns tipos de parto para já irmos nos programando, pois não quero que fique prejudicada com minha chegada, e nem que venha a me machucar por isto. Beijos


Estágios do Trabalho de Parto

Na maioria das vezes, após a internação, a gestante é submetida a alguns preparos determinados pelo médico. Esses preparos consistem na raspagem dos pelos pubianos (tricotomia), lavagem intestinal e instalação de soro com medicamentos. Esses procedimentos não são obrigatórios, mas são freqüentes.

Primeiro Estágio: inicia-se com contrações regulares e termina com a dilatação completa do colo uterino. A duração desse primeiro estágio varia muito de mulher para mulher, mas é normal um espaço de 4 a 12 horas para uma mulher que vai dar à luz pela primeira vez, e de 2 a 6 horas para uma mulher que já teve pelo menos um filho antes.
Ao iniciar o primeiro estágio, a cabeça do bebê começa a descer e o colo do útero a dilatar-se. As fortes contrações do útero dilatam o colo gradualmente e as membranas se rompem. Ao terminar primeiro estágio, o colo do útero apresenta sua dilatação máxima: 10 cm ou 5 dedos.

Segundo Estágio: começa quando o colo uterino atinge sua dilatação máxima e termina com a saída completa do bebê. Nesta fase, você sentirá uma sensação de pressão sobre a região perineal. As contrações uterinas, conjugadas ao esforço da mãe, empurram o bebê para a vagina. A cabeça do recém-nascido é alongada porque para passar pelo colo do útero e pela vagina, ela vai sendo espremida e moldada da melhor maneira possível. Isso só acontece porque na hora do nascimento, os ossos do crânio do bebê ainda não se soldaram uns aos outros. Esse formato pontudo desaparece rapidamente.
Esse segundo estágio não costuma demorar mais que 2 horas. Em geral é bem mais curto, principalmente depois do primeiro filho. A parte mais demorada é a passagem da cabeça do bebê, pois o resto do corpo sai em menos de um minuto.

Terceiro Estágio: começa imediatamente após o nascimento da criança e termina com o desprendimento da placenta da parte uterina, que é expelida pela vagina. Isso ocorre de 3 a 5 minutos após o parto.
Indução: chama-se indução o procedimento pelo qual se inicia, através de medicamentos, o trabalho de parto. Esse procedimento somente é indicado pelo médico após avaliação.
Condução do Trabalho de Parto: é o mesmo processo da indução usado pelo médico, quando o trabalho de parto se prolongou demasiadamente, sem que o bebê tenha descido pelo canal de parto.
Esse procedimento é realizado em determinadas circunstâncias como: quando as contrações permanecem distanciadas ou tenham cessado totalmente; quando a bolsa já se rompeu e o trabalho de parto não tenha começado espontaneamente. Nesses casos, é utilizado um medicamento que estimula ou faz com que as contrações se regularizem (soro).

Tipos de Parto

Parto Normal: a expulsão do bebê ocorre somente com a pressão que as paredes do útero exercem sobre o mesmo. Normalmente, em um parto normal, é realizada a episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar rotura dos tecidos perineais. A sutura é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.
Na maior parte dos casos, é necessário dar alguma anestesia para diminuir as dores e garantir a segurança da mãe e do bebê.

Parto Fórceps: parto via vaginal no qual se utiliza um instrumento cirúrgico semelhante a uma colher, que é colocado nos lados da cabeça do bebê para ajudar o obstetra a retira-lo do canal de parto.

Aparelho Vácuo-Extrator: o vácuo-extrator funciona como um aspirador de pó em miniatura e pode ser usado sem uma episiotomia. A ventosa é colocada na cabeça do bebê e ele é sugado para fora a cada contração. Isso produz uma saliência na cabeça do bebê como se fosse um galo, que desaparece alguns dias após o nascimento.

Parto Cesárea: é a retirada cirúrgica do bebê. Esse procedimento é realizado quando mãe ou bebê apresentam algumas situações específicas, tais como: eliminação de fezes (mecônio) pelo bebê, dentro da bolsa; alteração do batimento cardíaco do bebê; problemas com o funcionamento ou posicionamento da placenta; eclampsia ( hipertensão materna grave); infecção ativa de herpes genital; bebê muito grande em proporção à bacia materna; posicionamento incorreto do bebê; gestação múltipla.

Alterações físicas na mulher grávida Generalidades

A gravidez provoca, como é óbvio, profundas alterações anatómicas e funcionais no organismo da mulher. Por um lado, o próprio crescimento do feto no interior do útero que o alberga altera de maneira evidente a silhueta do abdómen da mãe, tendo repercussões mecânicas nos órgãos adjacentes e também na estética do corpo, sobretudo quando são acompanhadas pelas modificações sofridas pelos seios para que estes estejam preparados para produzirem o alimento do recém-nascido.


Por outro lado, a influência das hormonas da gravidez altera a actividade de todo o organismo materno, já que este tem que se adaptar a esta nova condição, com vista a cobrir as necessidades do feto. A única hormona própria da gravidez é a hormona gonadotrofina coriónica (hCG), segregada pela placenta durante as primeiras fases da gestação. A sua função é a de manter a actividade do corpo lúteo do ovário para que este prossiga com a produção, em quantidades cada vez mais significativas, das hormonas sexuais femininas, os estrogénios e a progesterona, já que a implantação do ovo no útero e também a sobrevivência do feto depende da acção destas duas hormonas. Tendo em conta que os inúmeros efeitos das hormonas se fazem sentir em todo o organismo, originam várias adaptações funcionais.



Crescimento do útero


O útero, o órgão no interior do qual se desenvolve o produto da concepção, passa por um crescimento espectacular ao longo dos nove meses de gravidez, já que o seu peso passa dos 50 a 60 g para mais de 1 kg e a sua capacidade aumenta milhares de vezes, pois a cavidade uterina passa dos 3 a 5 ml para cerca de 4 a 5 1 ou até mais em alguns casos. Apesar de o útero se dilatar desde o início da gravidez, o seu crescimento, ao longo do primeiro trimestre de gestação, não é evidente, já que ainda se mantém oculto na pélvis. De qualquer forma, o médico pode detectar alterações, ao fim de um mês ou mês e meio, durante a palpação, pois pode constatar que a sua forma, em vez de ser triangular, é redonda, que a sua consistência habitual se alterou e que tem uma maior dimensão, próxima à de uma laranja. No fim do terceiro mês, o fundo do útero, a porção superior do órgão, começa a alterar de forma progressiva a silhueta abdominal. A meio da gravidez, o fundo uterino pode palpar-se na região umbilical e, ao oitavo mês, situa-se praticamente debaixo das últimas costelas, embora desça um pouco antes do parto devido ao facto de o feto se encaixar na pélvis materna.


Para além de provocar uma evidente alteração da silhueta abdominal, o crescimento do útero provoca a compressão dos órgãos adjacentes, com as consequências habituais. A compressão da bexiga reduz a capacidade deste órgão e origina um aumento da frequência das micções, sobretudo ao longo do primeiro trimestre, quando o útero ainda se encontra na pélvis e, na última parte da gravidez, quando o feto desce e o útero volta a pressionar a bexiga. A progressiva compressão do estômago e dos intestinos costuma ter consequências comuns, como por exemplo problemas digestivos e um certo grau de obstipação. Por fim, a compressão do útero sobre os troncos venosos da pélvis costuma contribuir para o inchaço das pernas e para o desenvolvimento de varizes.


Modificações mamárias


Em caso de gravidez, os seios alcançam o seu desenvolvimento máximo, já que é apenas dessa forma que adquirem as características necessárias para desempenharem a sua função, ou seja, a produção de leite para alimentar o bebé. É por isso que, ao longo de toda a gravidez, a influência de determinadas hormonas, sobretudo da progesterona, proporciona alterações evidentes. A partir do primeiro mês de gravidez é possível observar uma notória proliferação dos canais galactóforos, um facto que determina um aumento do volume dos seios, um dos primeiros sinais da gravidez que, por vezes, é detectado antes da gravidez. Ao fim de poucas semanas, os seios tornam-se mais salientes, as aréolas escurecem e a sua superfície evidencia pequenos inchaços que correspondem aos tubérculos de Montgomery.


Ao longo do primeiro trimestre da gestação, os seios incham e aumentam de peso, costumam estar hipersensíveis, sobretudo nos mamilos, o que pode tornar intolerável qualquer atrito ou carícia, e ocasionalmente são perceptíveis formigueiros e até pequenas pontadas, por vezes dolorosas, sem qualquer estímulo externo. À medida que vão crescendo, a irrigação dos seios aumenta significativamente, o que faz com que as veias fiquem perfeitamente perceptíveis, ao transparecerem sob a superfície cutânea. Na última fase da gravidez ocorre também uma proliferação dos ácinos glandulares, através da qual os seios ficam preparados para iniciarem a sua actividade secretora. Embora, por vezes, a saída de pequenas quantidades de secreções seja perceptível desde meio da gravidez, a verdadeira secreção láctea apenas se inicia após o parto.


Aumento de peso


Apesar de, ao longo da gravidez, a mãe passar por um progressivo aumento do peso do corpo, variável de caso para caso de acordo com factores como a sua constituição física, o tamanho do feto e, como é óbvio, a alimentação, este aumento de peso costuma manter-se dentro de determinados limites, já que o normal, ou o desejável, é que o aumento seja de 9 a 12 kg. Mais de metade deste aumento corresponde ao peso alcançado pelo próprio feto já desenvolvido, ao líquido amniótico que o rodeia e à placenta, enquanto que o resto é originado pelo crescimento do útero e dos seios, através do aumento dos depósitos adiposos e do volume sanguíneo.


O aumento de peso, de início reduzido ou até inexistente, é mais significativo à medida que a gravidez vai avançando. De facto, como o peso da mulher, ao longo do primeiro trimestre, costuma permanecer estável, pois o embrião é reduzido e o útero apenas cresce, produz-se, no máximo, um aumento de cerca de 0,5 kg por mês, ou seja, um total de 1,5 Kg. Ao longo do segundo trimestre, já é possível observar um aumento de peso muito mais evidente, de 1 a 1,5 kg por mês. No último trimestre, o aumento de peso situa-se perto dos 2 kg por mês.


Considera-se que o aumento de peso se deve processar de forma regular e progressiva, sem ultrapassar, em nenhum período da gravidez, um máximo de 300 a 400 g por semana. Todo o excesso corresponde a uma alimentação inadequada, o que apenas iria originar o aumento dos depósitos de gordura. Caso a mulher se tenha alimentado correctamente, não existirão motivos para a produção de uma acumulação exagerada de gordura e, por isso, o peso normaliza-se pouco tempo após o nascimento. Com o parto, a parte do aumento do peso correspondente ao feto, ao líquido amniótico e à placenta reduz-se de imediato, enquanto que a restante diminui de maneira progressiva à medida que o útero vai recuperando as suas dimensões normais, o corpo retoma a sua forma habitual e os seios diminuem de volume, algo que ocorre no final da lactação.


Alterações cardiovasculares


O aparelho cardiovascular materno encarrega-se do fornecimento das substâncias necessárias para o desenvolvimento do feto e eliminação dos seus resíduos, utilizando a placenta como órgão intermediário, o que justifica o facto de o seu funcionamento ao longo da gravidez ser adaptado.


A influência das hormonas da gravidez proporciona a dilatação de praticamente todos os vasos circulatórios, o que provoca um aumento tão significativo do volume de sangue que os glóbulos vermelhos ficam mais diluídos, originando uma anemia relativa. Dado que o coração tem que aumentar a frequência dos seus batimentos para manter a circulação, o débito cardíaco aumenta no mínimo 30% nos dois últimos trimestres da gravidez. Embora a dilatação vascular proporcione uma ligeira descida da pressão arterial ao longo dos dois primeiros trimestres, à medida que se vai aproximando o fim da gravidez, os seus valores vão regressando ao normal. Por outro lado, o aumento do volume sanguíneo e a compressão que o feto exerce sobre os grandes vasos abdominais e pélvicos, dificultando o retorno venoso, são factores que contribuem para a insuficiência venosa dos membros inferiores.


Estética corporal


O crescimento do útero, com a progressiva dilatação do abdómen, e o crescimento dos seios, cujo tamanho aumenta de forma notória, faz com que o peso da parte anterior do corpo aumente de forma significativa, o que tem repercussões na estética corporal. À medida que a gravidez vai avançando, a mulher tem a tendência para deslocar a parte superior do tronco e a cabeça para trás, de modo a compensar o deslocamento do centro de gravidade, o que proporciona um exagero das curvaturas da coluna vertebral que, caso a mulher não se esforce para manter o mais direita possível, pode provocar dores, especialmente na zona lombar. Para além disso, de modo a aumentar a base de sustentação e melhorar o equilíbrio, a mulher tem a tendência para separar as pernas e abrir os pés para fora, um outro traço característico das posições de uma mulher grávida.

Fonte: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=740

Comemoração 100 Seguidores com Sorteio Cheiroso!!!

Mamãe e eu estamos participando deste sorteio, venha você também fazer parte!




Comemoração 100 Seguidores com Sorteio Cheiroso!!!

Mamãe,algumas dicas para passar os enjoos (lembrando que a culpa não é minha, tá!)

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para acabar com todo o enjoo da gravidez, mas há sim alguns truques para minimizá-lo o máximo possível e melhorar a sua vida enquanto aquele dia incrível em que você não sentirá mais nada não chegar. 

Nesse meio tempo, para prevenir -- ou pelo menos amenizar -- o enjoo, você pode tentar: 

• Ficar longe de comidas e odores que façam você sentir náusea. Se, por um acaso, tudo o que vir pela frente provocar enjoo, não se preocupe muito neste momento com a "alimentação ideal da grávida" e coma somente aquilo que apetecer. É melhor se alimentar com algo que fique no estômago do que comer o almoço perfeito e depois vomitar. Quando estiver mais disposta, você poderá se concentrar em uma dieta saudável e balanceada. 

• Consumir alimentos mais frios ou em temperatura ambienteGeralmente, quanto menos aquecidas, menos cheiro exalam as comidas 

• Deixar um lanchinho, como bolachas cream cracker ou de água e sal, no criado-mudo. Antes de levantar, de manhã, coma um pouco das bolachas, sem água, e espere uns 20 a 30 minutos para sair da cama. Se você enjoa à noite, experimente também comer algumas bolachas salgadas. 

• Fazer refeições frequentes e pequenas. O estômago vazio piora a náusea. Tente comer alimentos menos condimentados e ricos em proteínas, bons para combater o enjoo. Tudo bem comer o que você tem vontade, mas fique longe de comidas muito fortes (especialmente se você não estiver acostumada), ácidas ou gordurosas, porque podem irritar mais ainda o seu estômago. 

• Restringir temporariamente os líquidos. Embora seja importantíssimo se manter hidratada, nos dias em que o enjoo estiver pior tente limitar a ingestão de líquidos durante as refeições para que sobre um espaço no estômago para as comidas que podem combater a náusea. 

• Tomar vitamina B6, se o médico sugerir. Ainda não se sabe exatamente a razão, mas a vitamina B6 ajuda a combater a náusea mais severa de algumas mulheres. Vale lembrar: nunca tome nenhum remédio sem falar antes com o obstetra. 

• Experimentar um suplemento vitamínico sem ferro. Como o ferro é mais pesado para o sistema digestivo, pergunte para o médico se você pode tomar um suplemento vitamínico sem ou com menos ferro, desde que não esteja anêmica. Os médicos costumam receitar vitaminas que contenham ferro só depois do primeiro trimestre, quando os enjoos estão melhorando. Além disso, vale a pena experimentar uma marca diferente de vitamina para ver se a náusea diminui e também mudar o horário de tomar da manhã para a noite, antes de dormir. 

• Manter alguma coisa para comer sempre à mão. Pode até ser dentro da bolsa ou da gaveta do trabalho. Bolachas simples, barras de cereal e torradas são boas opções que não exigem geladeira. 

• Cheirar limão. O cheiro de um limão cortado pode ajudar a amenizar a náusea. Você também pode tomar chá gelado com limão ou colocar rodelas de limão na água com gás. 

• Incluir gengibre na alimentação. Pesquisas mostram que o gengibre ajuda a acalmar o estômago. Você pode cortar fatias ou ralar o gengibre para fazer um chá. Balas de gengibre também servem. Cuidado para não exagerar na dose, porque os efeitos de excesso de gengibre não gravidez ainda não são conhecidos. Ou seja, nada de ficar com bala de gengibre o dia todo na boca. 

• Comprar uma pulseira anti-enjoo. Trata-se de um tipo de pulseira de algodão encontrada em farmácias e, muitas vezes, em lojas de produtos náuticos. Colocada no pulso, ela tem um botão de plástico no meio que exerce suave pressão em um ponto de acupuntura do corpo responsável por produzir a náusea no cérebro. É também conhecida como pulseira de acupressão. 

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/algo-melhore-enjoo/


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Enjoos

            

Por que tenho que passar o dia inteiro enjoada? 

Não existe uma explicação isolada para a náusea da gravidez. O mais provável é que a culpa seja a combinação de todas as mudanças físicas que estão acontecendo ao mesmo tempo no seu corpo. Entre essas mudanças estão a rápida elevação nos seus níveis de estrogênio, o olfato mais apurado, a maior acidez do estômago e o cansaço. 

Não serve muito de consolo, mas saiba que entre 75 e 80 por cento de todas as grávidas passam as primeiras semanas de gestação com a sensação de que podem vomitar a qualquer momento. E não é só ao acordar -- pode ser de manhã, à tarde e à noite. 

Quanto tempo o enjoo vai durar? 

Uma gestação nunca é igual à outra, e a mesma coisa vale para o enjoo -- para cada pessoa é diferente. A sensação de náusea pode durar algumas semanas ou alguns meses; só em casos raros persiste por mais tempo. 

No final do terceiro mês, a maioria das mulheres pára de se sentir enjoada o tempo todo. Mas o enjoo pode ir e vir durante a gestação, muitas vezes deflagrado por determinados cheiros, que variam de pessoa para pessoa. 

E se eu não conseguir segurar nada no estômago? 

Fale com o médico. É uma síndrome chamada hiperemese gravídica, o excesso de vômito na gravidez, que é bem rara, mas tem tratamento. Você também deve pedir ajuda se não estiver conseguindo comer. 

Se não for tratado, o vômito excessivo pode levar à desnutrição, à desidratação e outras complicações para você e para o bebê. O médico pode ajudar, durante uma crise de vômitos, prescrevendo uma dieta especial, sugerindo repouso ou até internando você no hospital. 

Se você estiver desidratada, pode ter que tomar soro na veia, para repor líquidos, glicose e eletrólitos. Também pode receber medicamentos para aliviar a náusea e os vômitos. 

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Câimbras & Gravidez

A câimbra é uma contração espasmódica (espasmo muscular que acontece involuntariamente) dos músculos. É uma contração súbita, de curta duração e geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. As cãimbras são comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante e bem como na gravidez.

As grávidas, têm maior freqüência de cãimbras que costumam melhorar com administração de cálcio

Alguns alimentos, como a banana, podem auxiliar no combate à cãimbra. A fruta é rica em potássio, assim como a laranja e o tomate.

Podem também ser úteis nos casos de cãimbras causadas por diminuição dos níveis de potássio decorrente do uso de diuréticos.

O que fazer:


1. Tome um copo de água com sal se o caso for de cãimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.

2. Para câimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.

3. Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário.

4. No caso de câimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ângulo reto com o braço.

5. Para cãimbras no abdômen, flexione as pernas.

6.Procure fazer alongamentos

7. Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br